AMM nas Micros: a crise financeira que afeta o País foi destaque do evento em João Monlevade

A união dos prefeitos em prol da luta municipalista neste momento de intensa crise financeira em todo o País foi o tema que deu o tom da abertura do evento “AMM nas Micros”, nesta quarta-feira (8), em João Monlevade. O evento foi promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com a Associação de Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A necessidade da união dos prefeitos em torno da pauta municipalista para reverter este quadro de crise financeira foi o destaque do discurso do presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, na abertura do evento.

Na avaliação de Dr. Marcos, o problema é estrutural e afeta os municípios e, principalmente, o cidadão, pois diminuem os investimentos. “Este momento é totalmente diferente daquele pelo qual passamos em 2018, quando fomos furtados. O contribuinte pagava o IPVA, o ICMS, e o dinheiro não retornava ao município. Este cenário em que a gente vive hoje é de crise nacional. Falo com propriedade, porque, somente na semana passada, tivemos uma perda de R$ 32 bilhões com a Petrobras. E isso tem tudo a ver conosco, porque 6% do nosso FPM de 2022 veio do Imposto de Renda da Petrobras”, frisou.

Para o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, é imprescindível os gestores públicos e suas equipes de trabalho nas prefeituras participarem dos eventos do AMM nas Micros e cursos oferecidos pela AMM. “É importante buscar experiências e conhecimentos nesses cursos e eventos para todos os municípios de acordo com cada realidade. Agradeço a presença do presidente Dr. Marcos e de toda a equipe da AMM, aqui, no município, para trazer capacitação aos funcionários das prefeituras e a nós, gestores.”

No evento, foi entregue uma placa de homenagem da AMM à Amepi, ao secretário da associação e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla. O gestor agradeceu a homenagem, em nome do presidente da Ampepi e prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, e salientou como é importante os municípios se unirem e se afiliarem às associações, como a Amepi, a AMM e a CNM. “Nós precisamos voltar com a integração e união dos prefeitos. Temos que lutar pela nossa região, pelo nosso Estado, pelo nosso País. As associações são ferramentas de trabalho que usamos muito, pois elas lutam e defendem os prefeitos (os municípios).”   

Apresentações técnicas

Dentro da programação do “AMM nas Micros” acontecem palestras técnicas com conteúdos específicos à região. Após a abertura solene, foram apresentadas palestras técnicas com a arquivista da 1 Doc, Michelle Witkowski, que falou sobre a digitalização e a tecnologia dos processos das prefeituras. Os serviços e produtos da AMM foram apresentados pelo coordenador de Comercial e Serviços da AMM, Rodrigo Lázaro.

O tema “Qual é a marca do seu governo, como identificar, construir, comunicar e transformar ações de políticas públicas em marca de governo, resultando maior conexão com os cidadãos” foi apresentado pelo coordenador de consórcios da AMM, Leandro Rico.

Na sequência, a especialista em Marketing Digital, Flávia Freitas, falou sobre “Marketing Digital para políticos”, quando apresentou cases de sucesso e dicas importantes aos gestores. O consultor Ângelo Roncalli fez a palestra sobre a “Apresentação da CNM – pauta municipalista.

Vencedor do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, Eixo Educação “Projeto Educação no Quilombo Caxambu”, o prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva, falou sobre o projeto e ações do município.

Um dos temas mais demandados pela gestão pública municipal a “Lei de Responsabilidade Fiscal” foi apresentado pelo advogado Jorge Cançado Neto; e a palestra “Condutas vedadas no último ano de mandato” foi ministrada pelo advogado especialista em direito eleitoral, Acácio Wilde Emílio dos Santos.

Para encerrar o evento, um dos temas mais preocupantes para as gestões municipais – a LC 1712023 – ficou sob a responsabilidade da assessora técnica de saúde da AMM, Juliana Marinho.

AMM nas Micros

Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.

Dentro da programação do AMM nas Micros, é oferecido, gratuitamente, palestra técnica ou um curso da Escola de Gestão Municipalista (EGM) aos participantes, de acordo com a demanda de cada microrregional.

O projeto “AMM nas Micros” tem a meta de percorrer todo o Estado, em parceria com as microrregionais, os consórcios e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Nesta semana, a caravana do “AMM nas Micros” estará, também, nos municípios de Governador Valadares (09/11) e Ipatinga (10/11).

Confira a cobertura completa do evento nas redes sociais da AMM: Instagram (aqui), Facebook (aqui) e AMMTV (aqui).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR