Prefeitos e prefeitas já podem contar com uma valiosa ferramenta de pesquisa antes de contratar serviços para as prefeituras mineiras. A novidade é o Cadastro Nacional de Boas Práticas em Tecnologia e Inovação. Iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM) criada para identificar, organizar e divulgar soluções tecnológicas já implantadas em municípios brasileiros, formando um Banco de Boas Práticas para apoiar gestores na escolha de parceiros e ferramentas.
Acesse e conheça mais: https://inova.amm-mg.org.br/
O Projeto de Tecnologia e Inovação da AMM fortalece a capacidade dos governos locais de incorporar soluções tecnológicas na gestão, ampliando eficiência, transparência e participação social por meio de um Banco de Boas Práticas em Tecnologia e Inovação.
“A nossa gestão tem como premissa unir os gestores mineiros em prol das causas municipalistas, investir na capacitação do corpo técnico das prefeituras e apoiar ferramentas de inovação com foco na redução de custos e na eficácia da gestão pública. Com este projeto, a AMM oferece um espaço em que os prefeitos, prefeitas e servidores públicos poderão pesquisar, com segurança, as empresas de tecnologia e inovação”, frisa o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
Objetivo do Cadastro
Mapear experiências reais em municípios, valorizar empresas e iniciativas que geram impacto concreto e conectar prefeituras às soluções disponíveis no mercado. Esse é o objetivo do Cadastro Nacional de Boas Práticas em Tecnologia e Inovação.
Com o cadastro, os gestores e servidores públicos poderão pesquisar, no portal da AMM, empresas certificadas e qualificadas para prestar serviços aos municípios mineiros.
“O projeto inicial foi apresentado por Fábio Veras e nós, a partir do direcionamento do presidente Falcão, desenvolvemos uma ferramenta dinâmica, para auxiliar e apoiar os gestores públicos na contratação de empresas que são certificadas e entregam os serviços com qualidade e no prazo combinado”, conta o coordenador de tecnologia da AMM, Leandro César.
Na avaliação de Fábio Veras, presidente do Sindicato da Indústria de Software, o intuito é apoiar os municípios nas ações, contratações e mecanismos para a transformação digital e as cidades inteligentes. “A proposta é oferecer mais suporte técnico, orientar as prefeituras e facilitar o acesso a soluções tecnológicas que melhorem a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população. Com isso, os municípios passam a ter mais condições de inovar, modernizar processos e avançar na digitalização, de forma planejada e eficiente.”
Quem pode participar
Empresas de tecnologia, startups, govtechs e organizações que oferecem soluções inovadoras já implementadas em um ou mais municípios brasileiros.
Banco de boas práticas
As práticas selecionadas integram um banco de referências que apoia gestores na escolha de ferramentas, parceiros e modelos de inovação para diferentes realidades municipais.
Categorias temáticas
As boas práticas são organizadas em categorias temáticas que refletem diferentes áreas da gestão pública e da transformação digital.
– Segurança Pública e Defesa Civil
– Gestão da saúde municipal
– Formação tecnológica da juventude
– Performance Educacional e Otimização do Aprendizado
– Energia por assinatura e eficiência energética
– Gestão ambiental, licenças e alvarás
– Redução de uso de papel e digitalização de processos
– Transporte inteligente e mobilidade urbana
– Gestão financeira e orçamentária
– Relacionamento com cidadão
– Distritos industriais e gestão territorial
– Consórcios municipais de pequeno porte
– Fomento ao empreendedorismo tecnológico
Saiba mais aqui: https://inova.amm-mg.org.br/





