A atual gestão da Associação Mineira de Municípios (AMM) quer uma maior aproximação e quer ampliar as ações conjuntas com todas as associações microrregionais do Estado. Com esse intuito, foi promovida, nesta quarta (21), reunião online com os secretários-executivos das micros, encabeçada pelo superintendente da Associação, Everton Campos. Na reunião, foi apresentado um balanço com as ações da AMM neste ano, bem como o planejamento estratégico, a agenda para 2023 e as novas ferramentas criadas para otimizar a administração pública municipal, bem como aprimorar a capacitação dos seus agentes públicos.
Everton Campos destacou que não tem sentido a AMM e as microrregionais não terem uma plena sintonia. “Essa união potencializa o enfrentamento dos problemas e agiliza soluções. Vim de uma micro e sei das dificuldades e também da qualidade de serviços que essas associações podem oferecer. Queremos apoiar e aprimorar a atuação, levando qualificação, capacitação, utilizando a força e a estrutura das microrregionais para, junto com a AMM, melhorar a vida dos cidadãos”.
AMM nas Micros
O destaque da reunião foi a plena aprovação e apoio dos presentes ao projeto que a AMM iniciará em 2023, denominado “AMM nas Micros”, que tem como missão estreitar e alinhar os objetivos das entidades, apoiando as pautas ainda mais específicas de cada região do Estado. O projeto propõe 40 eventos de capacitação em todas as regiões de Minas Gerais, levando um curso de capacitação gratuito, em parceria com a Escola de Gestão Municipalista (EGM) da AMM, além da apresentação das reivindicações municipalistas a nível estadual e federal. O projeto começará a circular em fevereiro de 2022.
O consultor Ângelo Roncalli, que atua também na Confederação Nacional de Municípios (CNM), é um dos articuladores para a realização desse percurso por Minas, e destacou que cada evento será desenhado junto com o interesse de cada micro. “O AMM nas Micros é o pontapé inicial para essa articulação, a primeira de muitas ações, pois o que queremos é uma parceria muito próxima com as microrregionais, auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional”, disse.
Lei das Associações
Outro assunto abordado pelos secretários-executivos presentes foi a adequação e o melhor entendimento da LEI Nº 14.341, DE 18 DE MAIO DE 2022, que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências.
Sobre a questão, o superintendente Everton Campos destacou a importância das micros como um forte braço político de apoio aos gestores, e que, em breve, a AMM atenderá à demanda e fará reunião com os representantes das microrregionais mineiras, para, junto com especialistas, abordar o assunto e prestar esclarecimentos.
Prêmio AMM de Jornalismo
Também foi apresentado aos participantes da reunião o Prêmio AMM de Jornalismo, que será lançado o ano que vem e buscará reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a agenda do municipalismo. O coordenador-geral de Comunicação da AMM, Lu Pereira, destacou que o objetivo é “premiar e reconhecer trabalhos jornalísticos produzidos em Minas e veiculados em jornais impressos, revistas, rádios, emissoras de televisão e veículos eletrônicos de comunicação capazes de estimular a reflexão da sociedade sobre temas relativos à pauta municipalista nas áreas temáticas dos departamentos técnicos da AMM”.
Secretários-executivos
Os participantes da reunião online se mostraram muito abertos à essa parceria para a realização do AMM nas Micros, e também destacaram a atuação crescente da Escola de Gestão Municipalista (EGM) no interior do Estado, que tem levado capacitações em áreas que atendem especificamente as demandas das regiões. Cada um dos secretários que se manifestaram destacaram pontos positivos da atuação da AMM e da importância da Associação para os gestores e agentes públicos no interior.
Representante da Associação dos Municípios da Microrregião Baixa Mogiana (AMOG), Marco Antônio destacou a credibilidade dos cursos oferecidos pela AMM e parabenizou a entidade. “A AMM está sempre pronta, com novos temas, atuais, professores bons, sempre que tem o nome da Associação, dá um peso no curso, o que demonstra a credibilidade”.
Para a secretária-executiva da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI), Christiane Vale, é importante esse tipo de reunião para, além de trazer as boas novas, ouvir a realidade das micros. Ela também parabenizou a iniciativa do AMM nas micros: “ Já tivemos a honra de receber um evento da entidade, e realmente é impactante para a população local receber uma associação estadual do porte da AMM”.
“Já passou da hora de revitalizarmos essa parceria, a AMM é nossa mãe, precisamos deste contato fortalecido dia-a-dia. A AMVI está de portas abertas pra receber o evento, pra colaborar e vamos em frente, porque 2023 promete muito trabalho e precisamos mesmo trabalhar essa questão de capacitação”, disse a secretária executiva da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI), Conceição Rezende.