Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

AMM apoia a campanha Setembro Dourado de conscientização do câncer infantil

O “Setembro Dourado” é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer infantil e infantojuvenil. O objetivo é alertar a sociedade e os profissionais de saúde para a importância do diagnóstico precoce dos tumores em crianças e adolescentes, para aumentar as chances de cura da doença.

A campanha Setembro Dourado é liderada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC). O “dourado” do nome representa o laço que simboliza a luta e o valor inestimável da vida das crianças.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil anualmente no triênio 2023-2025.

Sinais de alerta

Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil são comuns a outras doenças frequentes da infância, por isso o acompanhamento pediátrico regular é tão importante.

Alguns desses sintomas podem ser:

– Perda de peso sem explicação;
– Manchas roxas na pele não causadas por traumas;
– Dor de cabeça frequente e com piora progressiva, principalmente pela manhã;
– Febre sem infecção aparente;
– Palidez e fraqueza;
– Ínguas com crescimento progressivo;
– Alteração nos olhos, estrabismo súbito;
– Aumento do tamanho da barriga;
– Dor nas pernas e nos braços persistente e progressiva.

Encaminhamento e tratamento

Ao suspeitar de algum problema de saúde, a criança ou adolescente deve ser avaliado por um médico de confiança. Na persistência de sinais e sintomas de alta suspeição, o paciente precisa ser encaminhado a um centro especializado em oncologia pediátrica. O encaminhamento rápido a serviços de referência aumenta as chances de cura.

A abordagem terapêutica mais comum inclui cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Mesmo após o término do tratamento, a criança ou adolescente precisa ser acompanhado pelo período de 5 a 10 anos antes de receber a alta definitiva.

Fonte: Grupo Luta pela Vida
Foto: Ceon+

Assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, WhatsApp (31) 2125-2400.

pt_BR
pt_BR