AMM apoia a campanha “Novembro Azul vire o jogo contra o câncer de próstata”

O mês já está quase acabando, mas ainda há tempo para mobilizar os homens mineiros para a sensibilização dos perigos do câncer de próstata. Esse é o objetivo do governo do Estado com a campanha “Novembro Azul vire o jogo contra o câncer de próstata”, lançada esta semana.

Dedicada à saúde dos homens, a campanha Novembro Azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011 e promovida anualmente.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Conforme dados do Inca, o número estimado de casos novos de câncer de próstata no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 71.730, correspondendo ao risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.

Cuidados e sintomas

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, assemelha-se a uma castanha, localizada abaixo da bexiga, e tem a função, juntamente com as vesículas seminais, de produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, aproximadamente 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando o tratamento.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Se apresentar os sintomas abaixo, procure um atendimento de saúde.

*Dificuldade de urinar
*Necessidade de urinar mais vezes que o normal
*Presença de sangue na urina
*Diminuição do jato de urina

Sua atitude pode fazer toda a diferença! Se você tiver algum desses sintomas, não espere: procure uma Unidade Básica de Saúde.

Mais informações em: http://www.saude.mg.gov.br/saudedohomem

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR