AMM apoia 2° Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis do Crea-MG em Belo Horizonte

O Grupo de Trabalho cidades 4.0 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promove, nesta quarta-feira (30/11), em Belo Horizonte, o 2° Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. O evento, aberto ao público, tem como objetivo reunir as prefeituras interessadas em torno do tema e conectar gestores públicos, fornecedores de tecnologia e de engenharia e especialistas do setor. O prefeito de Carmo do Cajuru, presidente do Cisvi e quarto vice-presidente da AMM, Edson Vilela, participou da abertura do evento, representando o presidente da Associação e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

A solenidade contou com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, do deputado estadual eleito Rodrigo Lopes, do vice-prefeito de Andradas e vice-presidente do Crea-MG, engenheiro civil João Luiz Magalhães Teixeira, do prefeito de Carmo do Cajuru e vice-presidente da AMM, Edson Vilela, e do coordenador de construção civil no Sebrae, Jeferson Santos. No seu pronunciamento, a Secretária de Meio Ambiente reforçou a importância de bons modelos de desenvolvimento para ter um olhar diferente ao planejamento das cidades e evitar problemas com chuvas, seca e outras intempéries da natureza.

O vice-prefeito de Andradas e vice-presidente do Crea-MG, João Luiz Magalhães Teixeira, ressaltou a necessidade da união de todos para os projetos sustentáveis terem êxito, deu boas-vindas aos participantes e agradeceu os parceiros, sobretudo a AMM e o Sebrae, que trabalham pelo desenvolvimento dos municípios.

Na oportunidade, o prefeito Edson Vilela apresentou o caso de sucesso do município e falou sobre possibilidades sustentáveis na gestão municipal. Carmo do Cajuru recentemente foi reconhecida pela ONU por seu projeto de Parceria público-privada para a modernização dos sistemas públicos de iluminação e energia municipais. “É visível o desenvolvimento das cidades por meio dos processos de transformação e inovação. Carmo do Cajuru é um case que veio para quebrar o tabu de que um município de pequeno porte não conseguiria se sustentar com uma parceria público-privada. Nós temos uma PPP para iluminação pública, de videomonitoramento, de wi-fi público, de usina fotovoltaica, e, também, de fibra ótica interligando todos os prédios públicos”, afirmou o quarto vice-presidente da AMM, que ressaltou o trabalho da Associação em apoiar os gestores na busca pelas cidades mais sustentáveis e o desenvolvimento dos municípios.

Um conceito bastante discutido nos últimos anos, as cidades inteligentes já são uma realidade. Tradução da expressão em inglês smart cities, elas têm como base o uso da tecnologia para promover o bem-estar dos habitantes e o desenvolvimento socioeconômico a partir de investimentos em mobilidade, qualidade de vida, sustentabilidade e governança.

Durante o evento, será lançada a Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, uma organização composta por municípios e outras entidades que vai fomentar o desenvolvimento do setor. Na programação do Fórum, são apresentados painéis que abordam alternativas para redução de custos administrativos e operacionais dos municípios, linhas de crédito e fontes de financiamento, além de soluções e inovações tecnológicas.

O assessor de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, o prefeito de Carmo do Cajuru e quarto vice-presidente da AMM, Edson Vilela, e o engenheiro civil João Luiz Magalhães Teixeira, vice-prefeito de Andradas e vice-presidente do Crea-MG

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR