Solenidade foi marcada pelo lançamento do Movimento de Mulheres Municipalistas de Minas Gerais, homenagem ao TRE-MG e decreto na área de Saúde
Cerca de duas mil pessoas, entre prefeitos, prefeitas, deputados, assessores e imprensa, compareceram à abertura oficial do 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) nos dias 12 e 13 de novembro, em Belo Horizonte. No início da solenidade, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, assinou a resolução Nº 066/2024, que institui o Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais, ponto de destaque do evento deste ano.
Na oportunidade, a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski, afirmou que é “uma honra estar em Minas participando da fundação do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais.” Ela ressaltou a importância das mulheres ocuparem, cada vez mais, espaços na gestão pública. Na avaliação da municipalista, o movimento mineiro vai fortalecer, ainda mais, o nacional, que, atualmente, está em nove estados.
A fundadora do movimento em Minas, Flávia Freitas, ressaltou que as mulheres passaram a marcar presença no mundo político e a mostrar a importância da sensibilidade e da empatia quando o assunto é gestão pública. “Por isso, esse novo movimento instituído pela AMM, tem o objetivo de fortalecer a participação feminina na política e transformar a realidade dos municípios”, afirmou Flávia Freitas. Ela destacou que o número de eleitas em Minas Gerais ainda é baixo, mas sinaliza uma importante conquista, uma vez que 68 municípios contarão com mulheres na gestão das prefeituras e 687 cidades terão vereadoras nas cadeiras do Legislativo, para a gestão 2025-2028.
Em nome das prefeitas eleitas e reeleitas, a prefeita de Contagem, Marília Campos, lembrou que as mulheres são maioria da população. “Por isso, devemos ter mais mulheres na política, mais mulheres comprometidas com o municipalismo. Parabéns ao Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais”, disse Marília Campos.
“É importantíssimo incentivarmos e apoiarmos as mulheres, não somente a participar do processo eleitoral, mas a estar mais engajadas e envolvidas com a política em Minas Gerais” assinalou o presidente da AMM. Para o Dr. Marcos Vinicius, as mulheres devem ter todo apoio para que possam exercer qualquer cargo que queiram ocupar. “A AMM está comprometida com a paridade de gênero”, afirmou.
Homenagem ao TRE-MG
Após a instituição oficial do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais, a AMM fez uma homenagem ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O presidente do TRE, Ramom Tácio de Oliveira, recebeu, das mãos do presidente Dr. Marcos Vinicius, uma placa destacando a “valiosa parceria” e o “inestimável apoio” do TRE aos municípios mineiros. Os desembargadores Octavio Augusto de Nigris Boccalini e Joemilson Donizetti Lopes também foram homenageados com placas similares entregues pelo presidente da AMM e por representantes da Diretoria Jurídica da Associação.
Cidadania Honorária
O vereador de Timóteo, Adriano Costa Alvarenga, entregou ao presidente da AMM o título de Cidadania Honorária do Município de Timóteo. “Sinta-se honrado como cidadão timotense”, parabenizou o parlamentar.
Autoridades destacam importância da AMM
Ao longo da abertura oficial do 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, diversas autoridades se manifestaram e parabenizaram os prefeitos e prefeitas eleitos, bem como ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da AMM com competência e compromisso com as causas municipalistas. A fundação do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais também foi alvo de muitos elogios das autoridades que integraram a mesa de abertura do Congresso.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, por meio de mensagem de vídeo exibido no Congresso, pois está em missão no exterior, parabenizou a AMM pelo evento e o papel importantíssimo em fortalecer o municipalismo. Zema destacou, ainda, a parceria entre a AMM e o Governo para atender e alavancar o desenvolvimento dos municípios mineiros.
O diretor Técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, afirmou que esse momento, para os apoiadores da causa municipalista, é muito importante. Ele destacou que os gestores estão cada vez mais preparados para as novas questões que envolvem a gestão pública. “Queremos que os pequenos negócios e o espírito empreendedor dos mineiros se ampliem. O objetivo do Governo é o de construir uma Minas Gerais mais forte, que possa gerar mais emprego e riqueza em nosso Estado. Contem com o Sebrae Minas e vamos, juntos, superar todos os desafios”, afirmou Douglas Cabido.
O deputado federal Newton Cardoso Jr. falou sobre a importância dos bons gestores municipais para que o País avance. Segundo o parlamentar, é da união acima de ideais políticos que Minas Gerais precisa. Para o deputado, “é imprescindível que os novos gestores participem ativamente da AMM, que tem feito um trabalho importantíssimo”.
Sérgio Lopes Cabral, presidente da Codemge, também parabenizou a AMM pela parceria e anunciou que a instituição está lançando o programa de apoio para que os municípios possam gerir uma das áreas mais carentes, que é a infraestrutura, com a finalidade de construir um Estado melhor para todos os mineiros.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, destacou que os municípios governados por mulheres foram mais eficientes e, por isso, é importante mobilizar as mulheres para que participem da política. Além disso, o Ziulkoski elogiou o trabalho da AMM, “a maior associação, não só pelo número de municípios, mas pela qualidade do atendimento”.
O deputado estadual, Tadeu Martins, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), também parabenizou a AMM pelo Congresso e por garantir um espaço qualificado para a troca de informações e experiências. “Parabenizo a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais, Flávia Freitas, citando que a ALMG tem uma grande bancada de deputadas. “Gostaria de reafirmar o compromisso da Assembleia com a causa municipalista. A ALMG estará ao lado da AMM para enfrentar os desafios que surgirem”, disse o presidente do Legislativo.
O presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, enalteceu a importância da parceria de respeito com o Governo de Minas. “O governador honrou e vem honrando os compromissos com as cidades mineiras, muitos desses que nem foi ele que assumiu”, assinalou. Ele também agradeceu aos representantes de todas as instituições presentes pelo apoio que prestam à causa municipalista, como a CNM, Sebrae Minas, ALMG, TRE-MG.
O presidente também destacou, em seu discurso, que a AMM não é mais uma associação político-partidária e, por isso, tem independência financeira para garantir a autonomia nas decisões no dia a dia com todos os entes federados. “Essa conquista nos levou a fazer acordos históricos em prol dos municípios, como na área de Saúde, com a ALMG na tragédia de Brumadinho, bem como em relação à ação no STF pleiteando o direito dos municípios mineiros em relação aos recursos de indenização devidos ao município de Mariana”, citou Dr. Marcos Vinicius.
“Capacitar, capacitar e capacitar. Essa é a expertise da AMM. Vamos apoiar os novos gestores a planejar os primeiros 100 dias de governo”, concluiu o presidente da AMM.
O governador de Minas Gerais em exercício, Professor Mateus, assinou o decreto na área de Saúde, determinando as normas de transferência, controle e avaliação de recursos financeiros repassados pelo Fundo Estadual de Saúde.
“O decreto destina quase R$ 1 bilhão para a capacitação dos secretários de Saúde para fazer com que a área que mais drena recursos possa ser gerida com profissionalismo e competência. Parabéns à AMM pelo trabalho coletivo e colegiado desenvolvido pela Associação e os prefeitos. Agradeço a parceria que temos com os municípios de forma responsável, firme, construtiva e propositiva”, afirmou Professor Mateus.
72 anos da AMM
No encerramento da solenidade, o presidente Dr. Marcos Vinicius e as demais autoridades presentes comemoram, com bolo decorativo e parabéns, os 72 anos da entidade, fundada em 17 de outubro de 1952.
Feira do congresso de novos gestores
O 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela AMM, nos dias 12 e 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, conta com uma feira em que estão expostos produtos e serviços das instituições patrocinadoras, específicos para as prefeituras mineiras.
No hall de entrada do evento, os participantes podem conferir as novidades e soluções da Serpro Brasil, Cesar, Grupo Infinity, Remo Engenharia, Grupo Projeto, Codemge, Banco do Brasil e Caixa, além dos estandes dos parceiros Movimento Mulheres Municipalistas, Confederação Nacional de Municípios e do Sebrae, correalizador do evento.
A feira é, ainda, um espaço para troca de informações e conhecimento de serviços específicos para a administração pública municipal no estande principal, são apresentados os produtos e serviços da Associação: Observatório AMM, AMM Licita, Diário Online e Escola de Gestão Municipalista (EGM).