A terceira semana de outubro é marcada por datas especiais na área da saúde: Dia Mundial da Alimentação (16/10), Dia Nacional da Vacinação (17/10) e Dia do Médico (18/10). Uma das maiores preocupações dos gestores da área da saúde é quanto ao número de internações recorrentes por doenças que podem ser evitadas por hábitos saudáveis e/ou vacinas.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), pelo menos 30% de todos os casos da doença podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. “Nós queremos sensibilizar os profissionais de saúde a trabalharem a prevenção do câncer no dia a dia com seus pacientes e, principalmente, motivar a população na inclusão de hábitos saudáveis na sua rotina. Pelo menos 12 tipos de câncer podem ser prevenidos com alimentação saudável, prática regular de atividade física e redução no consumo de carnes processadas e bebidas alcoólicas”, destaca Bruna Pitasi, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA.
Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação (16/10), reforça-se a mudança no planejamento das famílias como forma de prevenir doenças. Saiba mais sobre a importância da alimentação saudável e da ingestão de alimentos frescos, aumentando o consumo de legumes, verduras, frutas e carnes não processadas, na cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde (clique aqui).
Vacinação
O Dia Nacional da Vacinação (17/10) reforça a importância da manutenção do calendário vacinal, em dia, para evitar doenças, internações e, em alguns casos, mortes. O Ministério da Saúde (MS) vai promover uma campanha de multivacinação com os estados para combater o risco de reintrodução de doenças que já foram eliminadas pela vacinação. A poliomielite, por exemplo, tem atualmente 38,8% do público-alvo vacinado. Em Minas Gerais, a campanha está prevista para ocorrer de 21 de outubro a 4 de novembro.
Médicos
O Dia do Médico (18/10) tem origem cristã. Nessa data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que, em vida, foi médico. E, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos.
Esta semana é especial, também, para alguns médicos e gestores. No dia 19, quinta, termina o prazo para a SAPS/MS concluir a análise dos recursos interpostos pelos inscritos e validados no Programa Mais Médicos.
No dia 20, sexta, será disponibilizado por meio do endereço eletrônico (maismedicos.gov.br) o resultado das análises dos recursos interpostos pelos candidatos, com o resultado quanto ao deferimento dos questionamentos alegados. E, também, será disponibilizado por meio do endereço eletrônico (maismedicos.gov.br) o resultado final das alocações dos médicos que participarão do 34º Ciclo. Fiquem atentos!
Mais informações aqui: http://maismedicos.gov.br/images/2023/Cronograma_profissionais_34_ciclo_eAPP_11102023.pdf
Imagem de valelopardo por Pixabay
Assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.