Prorrogado prazo de edital para definir OSC parceira do Trajeto Moda

Organizações da Sociedade Civil que têm interesse em participar do certame tem até dia 20/10 para se inscreverem

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, prorrogou a data limite do Edital de Chamamento Público OSC Trajeto Moda N°07/2023 para escolher a Organização da Sociedade Civil (OSC) que vai atuar no projeto Trajeto Moda. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail dmaot@social.mg.gov.br até 20/10, data que se completam 37 dias da publicação no Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais (DOE-MG). Confira aqui o Ato de Prorrogação do Edital.

Podem se inscrever na concorrência OSCs com ações executadas em Minas Gerais que atuem na esfera da qualificação profissional nas áreas de moda, costura, associativismo, empreendedorismo e educação financeira. O objetivo é promover o desenvolvimento profissional das participantes, propiciar a estruturação de células colaborativas e a comercialização dos produtos confeccionados, sempre com o acompanhamento contínuo de agentes regionais em cada localidade atendida.

A OSC vencedora do certame vai gerir o montante de R$ 2.935.500,00 milhões. Ela terá como obrigação atender pelo menos 400 mulheres em situação de vulnerabilidade social definidas em parceria com as prefeituras de 35 municípios mineiros selecionados (veja lista abaixo), onde alguns têm os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Esta seleção será feita ainda com o apoio de Centros de Atendimento Especializados que já fazem atendimentos desta natureza, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O Termo de Colaboração será celebrado com a Sedese e terá vigência de 24 meses, a contar da publicação do extrato do Termo no DOE-MG. O acordo pode ser prorrogado, por meio de Termo Aditivo e em conformidade com a previsão orçamentária da Sedese, por até 60 meses.

Municípios atendidos em 2023

Belo Horizonte (piloto), Almenara, Ataléia, Bonito de Minas, Carlos Chagas, Governador Valadares, Joaíma, Mata Verde, Muriaé, Pedras de Maria da Cruz, Ribeirão das Neves, Rio Vermelho, Taiobeiras, Varzelândia, Coluna, Couto de Magalhães, Diamantina, Francisco Sá, Guaraciama, Novo Cruzeiro, Rubelita, Salinas, Frei Gaspar e Serro.

Municípios que firmaram parceria para execução em 2024

Buritizeiro, Capitão Enéas, Caraí, Catuji, Crisólita, Felisburgo, Frei Lagonegro, Igarapé, Monte Azul, Ouro Verde de Minas e Uberaba.

Trajeto Moda

Idealizado em 2020, o Trajeto Moda começou em 2021, com um projeto-piloto em Belo Horizonte. O projeto é executado em cinco etapas, e inclui: capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira. O Trajeto Moda é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.

Mais informações com a assessora técnica de Assistência Social da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR