Êxito na gestão do município de Coronel Fabriciano e à frente da AMM foram as questões que levaram o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, a receber, nesse sábado (2/9), na cidade de Nova Iorque, (EUA), a premiação “Notable Brazilian Award” (Prêmio Notáveis Brasileiros). O A iniciativa é promovida anualmente, desde 2010, pela BCHF (Brazilian Community Heritage Foundation), em parceria com o jornal Brazilian Times.
O prêmio é reconhecido nacional e internacionalmente, os candidatos são escolhidos por estado, e o critério a ser analisado é o nível de importância para a comunidade brasileira. Neste caso, Dr. Marcos foi escolhido na categoria de pessoas que mantêm uma agenda de compromissos sociais, morais e políticos em favor da nação brasileira. Isso se deve ao trabalho como prefeito e presidente da AMM, a maior associação municipalista do País, com mais de 800 municípios associados. O trabalho desenvolvido pelo gestor em Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, motivou a votação expressiva que levou ao reconhecimento pela organização do evento internacional.
“Sinto-me muito honrado em ter este reconhecimento fora do País. Isso tudo é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido em Coronel Fabriciano, desde 2017, quando assumi a administração do município, e, depois, à frente da AMM, onde me dediquei na luta pelos interesses dos municípios mineiros. Minha gratidão às milhares de pessoas que votaram e me escolheram para receber essa honraria. Estou muito feliz e realizado”, ressalta o gestor.
AMM
Ao assumir a presidência da AMM, em junho de 2022, Dr. Marcos Vinicius se comprometeu a continuar forte na defesa da pauta municipalista, qualificar a equipe e os servidores públicos municipais.
Na sua gestão, a AMM chegou ao recorde de 805 municípios afiliados, a 417 adesões ao Diário Online da entidade, capacitou mais de 12 mil gestores, promoveu 72 cursos nos oito primeiros meses do ano, interiorizou as ações da entidade, e organizou, em 2023, um dos maiores congressos da história da AMM.
Em junho de 2022, assinou, juntamente com o governador Romeu Zema, mais um acordo para quitar dívidas do Estado com os 853 municípios: o pagamento de aproximadamente R$ 85,3 milhões referentes a 19 parcelas atrasadas do Piso Mineiro de Assistência Social, do período de junho de 2017 a dezembro de 2018.
Em julho, o movimento municipalista conquistou uma importante e histórica vitória: a aprovação, em dois turnos, na Câmara dos Deputados, da PEC 122/2015, que proíbe a criação ou aumento de despesa para os municípios sem determinar a fonte de custeio. E a sua atuação, em Brasília, foi fundamental para a aprovação da PEC antes do encerramento dos trabalhos do primeiro semestre no Congresso Nacional.
Outra grande conquista aconteceu no final de agosto, quando Dr. Marcos Vinicius e o Governo do Estado conseguiram fazer com que os municípios mineiros recebessem a compensação de perdas do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). O governo conseguiu fazer o encontro de contas com a União que compensou os municípios até o final de 2022.
Consurge
Dr. Marcos Vinicius também foi o responsável por implantar e presidir, por dois anos, o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge), gestor do Samu-192 Regional Leste-Vale do Aço, e deixa como legado importantes conquistas, como a implantação do SAMU 24h em todo o Leste de Minas.
Dr. Marcos Vinicius atua ainda como vice-presidente de Tecnologias da Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e integra a Comissão de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Sua atuação marcante o fez receber do Governo do Estado honrarias importantes como a Medalha Santos Dumont e Juscelino Kubistchek devido à relevância dos serviços prestados no Estado.
Perfil
Marcos Vinícius da Silva Bizarro nasceu em Taquari, Rio Grande do Sul, em três de dezembro de 1974. Mudou-se para Coronel Fabriciano em 2001, onde exerceu sua formação em medicina com especialização em geriatria. Antes de se eleger prefeito, exercia a função de servidor público do município de Timóteo, atuando ainda pelo SUS no então Hospital Siderúrgica (atual Hospital Doutor José Maria Morais), do qual foi diretor; e em unidades de Saúde.
Ao longo de sua atuação como médico, começou a se envolver no cenário político de Coronel Fabriciano para defender uma causa: lutar pelo Hospital, que encerrou suas atividades por falta de apoio da gestão pública municipal de governos anteriores. Em 2016, foi eleito prefeito de Coronel Fabriciano com 46,63% dos votos válidos.
Desde que assumiu o executivo fabricianense, se destacou com uma gestão moderna e corajosa. Um dos desafios foi incentivar o empoderamento do cidadão de maneira que consiga recuperar sua autoconfiança e que, dessa forma, a cidade passe a ser reconhecida no cenário estadual e no nacional como município em posição de destaque pelos seus 105 mil habitantes e pelos projetos desenvolvidos e em ampliação.
Em 2020, foi reeleito ao executivo municipal com 83,75% dos votos válidos e, atualmente, seu governo possui 92,5% de aprovação da população, segundo recentes pesquisas.