IEPHA-MG disponibiliza publicações virtuais sobre patrimônio histórico e cultural para leitura e download

O Iepha-MG disponibiliza no site – www.iepha.mg.gov.br – as publicações elaboradas pelo Instituto. Os materiais publicados são importantes referências para as pesquisas técnica e acadêmica. Em formato impresso, boa parte desse material encontra-se esgotada. Pensando na proposta de manter o acesso ao público de forma permanente, foram digitalizados e disponibilizados para download no site do Instituto.

Compõe o rol das publicações do Iepha-MG outros materiais como podcasts, documentários, jornal, revista e relatórios. Para o Instituto é fundamental tornar acessível ao cidadão materiais que contribuem para a preservação e valorização do patrimônio mineiro.

Saiba quais materiais estão disponíveis no site:

Cadernos do Patrimônio: O Iepha-MG já lançou seis volumes dos Cadernos do Patrimônio. Fazem parte da coleção Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte (2013); Comunidade dos Arturos (2014); Inventário Cultural do Rio São Francisco (2015); O modo de fazer o queijo artesanal da região do Serro (2018), Saberes, linguagens e expressões musicais da viola em Minas Gerais (2018) e Folias de Minas (2018). Os cadernos são resultados de pesquisas do Iepha-MG durante os processos de estudos para registros e inventários do patrimônio cultural de Minas Gerais.

Guia dos Bens Tombados: O Guia dos Bens Tombados do Iepha-MG é uma publicação que reúne informações históricas e arquitetônicas sobre bens tombados pelo Estado. O objetivo da publicação é valorizar e promover o patrimônio cultural protegido, tornando-o conhecido por todos. Trata-se de uma importante fonte de pesquisa para estudantes, arquitetos, historiadores, restauradores e demais interessados em melhor conhecer a riqueza e a diversidade cultural de Minas Gerais.

Óculo: Em sua 5ª edição, a publicação reúne artigos e imagens do evento de Comemoração do Dia do Patrimônio que traz reflexões e debates dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Iepha-MG de forma compartilhada com os agentes culturais e principais atores do patrimônio cultural.

Patrimônio em Textos: Coletânea de textos produzidos por técnicos do Iepha-MG em que celebra os 41 anos do Instituto.

Publicações à venda: Algumas publicações do Instituto encontram-se à venda podendo ser adquiridas por meio da Gerência de Documentação e Informação. No site, o cidadão encontra a lista e o resumo de cada publicação bem como as orientações e valores para compra. Veja os títulos disponíveis:

Arquitetura, um segmento. Glossário de Cobertura. | Autoria: Arquiteto Mauro Cavalcanti | Ano: 1990: Este trabalho, fonte permanente de consulta, permite melhor conhecimento dos detalhes que compõem os telhados de telhas cerâmicas. Os verbetes, em ordem alfabética, são ilustrados com fotos, desenhos e tabelas de conversão. São destacados aspectos construtivos de beirais, dimensionamento de tesouras, terças e caibros, as recomendações para reforços de peças, etc..

Caderno de pesquisa 2. Iconografia: Família de Cristo | Ano: 1994: Este estudo compõe-se de seis fichas ilustradas com a fotografia da imagem do santo(a) a que se refere. Cada uma delas aborda um familiar de Jesus Cristo: São José, Santana, São Joaquim, Santa Isabel, São Zacarias e São João Batista. As fichas contêm o histórico (contextualização de acordo com os Evangelhos), o estudo iconográfico, a descrição breve de cenas da vida do santo(a) e as respectivas referências bibliográficas.

Patrimônio Cultural Mineiro. Perspectiva e Prática. | Ano: 2002: Coletânea de textos sobre o Patrimônio Cultural Mineiro, produzidos por técnicos do IEPHA-MG.

Dicionário Biográfico de Construtores e Artistas de Belo Horizonte – 1894/1940 | Ano: 1997: Importante obra de referência, o Dicionário contempla em seus verbetes desde os profissionais de formação acadêmica mais sofisticada, como aqueles que lideraram a comissão construtora de Belo Horizonte, até os mestres de ofício, artífices e operários especializados que atuaram nas primeiras décadas da capital mineira. Além dos perfis profissionais dos biografados, ainda é possível extrair do Dicionário dados importantes sobre a ocupação do território belo-horizontino, bem como do desenvolvimento da Arquitetura e Engenharia em BH.

Jornal do Patrimônio Cultural: Acervo e Bem Informado. Desde 1980, o Iepha publica um periódico como um dos seus principais veículos de comunicação. O jornal Acervo foi o primeiro informativo do Iepha-MG, criado pelo pesquisador e jornalista Affonso Ávila, que tinha o objetivo de divulgar as ações do instituto por meio de artigos técnicos de seus pesquisadores e notícias relativas ao patrimônio. Em 2007, o jornal passou por uma reformulação e ganhou nova identidade e passou a se chamar Bem Informado. O novo informativo do Iepha-MG reuniu informações sobre proteção, preservação, salvaguarda e promoção do patrimônio mineiro. Sob a coordenação de Beatriz Salles o jornal ganhou distribuição ampla para universidades, centros de pesquisa, municípios e instituições de proteção do patrimônio cultural de todo o País. Todo o acervo do jornal Bem Informado de 2007 a 2018 foi digitalizado e já está disponível para leitura e download. Para 2023, o Iepha-MG, planeja retomar as publicações do jornal Bem Informado para disponibilização em formato digital por meio do site. Em breve, todas as 853 prefeituras de Minas Gerais receberão o link com a versão digital do Bem Informado.

Biblioteca do IEPHA-MG: Além das publicações no site, o cidadão encontra também orientações de serviço como consulta e pesquisa presencial na biblioteca por meio da Gerência de Documentação e Informação que é responsável pela guarda e disponibilização do acervo documental do Instituto.

Mais informações no portal do IEPHA (http://iepha.mg.gov.br/).

Assessoria técnica de Cultura e Turismo da AMM
Brenda Grandioso – WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR