A Associação Mineira de Municípios (AMM), representada pelo 4º vice-presidente da entidade, Edson de Souza Vilela, prefeito de Carmo de Cajuru, participou da 8ª edição especial do Café Com Prosa, evento realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MG) e pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), na última terça-feira (28/02), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O encontro abordou ações conjuntas e diálogos entre governo, cidades e setores representantes da educação, no âmbito estadual, nacional, regional e local.
Na oportunidade, o governador Romeu Zema assinou protocolo de intenções para o fortalecimento da educação e anunciou programa de promoção da saúde estudantil, institucionalizandoregime de colaboração entre Estado e municípios. O protocolo de intenções firmado entre as instituições é importante sinalização para o fortalecimento da educação pública mineira.
Protocolo de intenções
Entre os objetivos propostos no documento está a garantia de estruturação e fortalecimento de um regime de colaboração que promova a melhoria contínua da aprendizagem, em todo território mineiro, em todos os níveis e etapas, da educação básica ao ensino superior, que priorize o processo de alfabetização e de aprendizagem de todas as crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino.
O protocolo foi assinado pelo secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e pelo presidente da Undime, Marcelo Wagner.
Na oportunidade, também foram anunciadas outras estratégias da pasta, com objetivo de fomentar ainda mais a parceria com os municípios, como a devolutiva da avaliação diagnóstica que será oferecida aos municípios, e o programa de combate à evasão escolar que está sendo desenvolvido pela SEE.
“Estamos construindo uma política estadual educacional forte. Este é o propósito do protocolo de intenções que assinamos hoje. A Undime é a representatividade da educação municipal deste país. Saímos deste evento vislumbrando o futuro com este protocolo de intenções. Muito obrigado”, comemorou o presidente.
Também participaram do evento a secretária adjunta de Educação, Geniana Faria, a diretora executiva Suely Duque, além de público superior a mil pessoas, entre secretários municipais de Educação, superintendentes Regionais de Ensino e vários agentes apoiadores da educação e autoridades.
Projeto Miguilim
Depois da assinatura do protocolo, os secretários de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciaram juntos o Programa Miguilim, iniciativa inédita entre as pastas para levar saúde visual e auditiva aos estudantes das escolas estaduais e municipais em todo estado.
O programa será implementado em todo território mineiro para oferecer triagem ocular e auditiva dos educandos no ambiente escolar; garantia de consultas e exames especializados em audiologia e oftalmologia, além de fornecimento de aparelhos auditivos e óculos.
O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.
Programação
A programação do evento continuou até esta quarta-feira (1/3), com participação de diversos dirigentes municipais e equipes técnicas das secretarias municipais e da Secretaria de Estado de Educação. O evento foi transmitido no canal do YouTube da SEE/MG: @estudioeducacaomg8728.
Undime
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília, no Distrito Federal.
Quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz.
Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com governos, sociedade, família, criança e jovem estão constantemente em pauta.
Mais informações com a assessora técnica de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.
Com informações da Agência Minas