Mais de 200 gestores de meio ambiente de todas as regiões de Minas Gerais participaram da abertura do 1º Fórum Mineiro de Meio Ambiente, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nesta terça (28), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O Fórum, que segue até amanhã, abre maratona de eventos técnicos da AMM em 2023. Dentro do Fórum, acontece, também, o IX Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Marília Carvalho de Melo, o vice-presidente do Crea/mg e vice-prefeito de Andradas, João Luiz Magalhães Teixeira; o subsecretário de gestão ambiental e saneamento de Minas Gerais, Rodrigo Franco; o 1º vice-presidente da AMM e prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva e o assessor técnico de meio ambiente da AMM, Licínio Xavier.
“Estamos felizes, cumprindo com aquilo que a atual gestão da AMM se comprometeu, não só com os prefeitos, mas com toda a equipe técnica dos municípios. Começamos com a área de meio ambiente, que tem uma das pautas mais densas para a gestão pública municipal, e, de forma inédita no Estado, fizemos este grande evento voltado à capacitação dos secretários dessa pasta. Estou muito grato por podermos, já no início do ano, dar prosseguimento aos projetos da nova gestão da AMM de investir na qualidade da prestação de serviço à população mineira”, afirmou o presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius.
A secretária de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, enfatizou a importância da AMM trazer esse tipo de orientação, em ações conjuntas com o governo estadual. “Esse papel que a AMM tem desempenhado na agenda de meio ambiente é muito importante, porque, obviamente, o Estado tem a sua função nas ações ambientais, mas sem o envolvimento direto e a ação dos municípios não é possível avançar na proporção que queremos. E a AMM tem feito isso ao longo do tempo, e hoje o Fórum consolida ainda mais essa parceria entre a Associação e o governo do Estado, de implementação de política ambiental forte também em âmbito municipal”, disse.
A programação do evento conta com nomes de especialistas renomados na área de meio ambiente, que debatem temas como: o Novo Marco Regulatório – avanços em Minas Gerais, Mineração Sustentável, Importância do Codema para os municípios, Política de manejo ético-populacional de cães e gatos em MG, Programa Estadual de Esterilização e Microchipagem, Atuação do Ministério Público na Gestão Ambiental Municipal, Procedimentos para formalização de convênios (gestão ambiental), Novas Ferramentas para gestão e fiscalização técnica dos contratos de saneamento à luz do Novo Marco Regulatório e o Mercado de Carbono.
A parte técnica do evento tem continuidade até esta terça. Acompanhe o Portal AMM para mais informações.