Webinário da AMM discutiu os desafios da inclusão escolar de alunos autistas

Nesta quarta (14), a Associação Mineira de Municípios (AMM) promoveu o webinário gratuito “Os desafios da inclusão escolar de alunos autistas”, reunindo mais de 60 participantes de diversos municípios mineiros para discutir igualdade de condições, acesso e permanência na escola, previstos na Constituição de 1988. O objetivo foi abordar a inclusão dentro do contexto de uma Educação Pública de Qualidade, com garantia de direitos e de acesso para todos.  

“Neste sentido, discutimos as políticas públicas relacionadas à Inclusão em especial dos alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), assim como, todos os aspectos importantes para que possamos garantir o acesso de todos a uma educação de qualidade”, explica a assessora técnica do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, que foi a mediadora do webinário.

A palestrante Maria Luisa Magalhães, professora do departamento de Psicologia da UFMG, idealizadora e coordenadora do Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo(PRAIA) da UFMG, destacou que é importante aproximar os laços da universidade com a gestão pública, para que se  agregue mais conhecimento e passar mais informações aos gestores e servidores dos municípios de Minas Gerais.  “Uma alegria poder falar com vocês sobre o tema, a inclusão não deixa de ser um desafio, mas não pode ser visto como um bicho de sete cabeças”, disse.

“Já quero estreitar laços e que a gente continue essa conversa depois, para que possamos compartilhar experiência com outros municípios, para podermos estudar e avançar juntos”, destacou Érika Leão, coordenadora da Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis; finalista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal em 2022. No encontro virtual, ela apresentou as ações da sua equipe em Divinópolis.

O superintendente da AMM, Everton Campos, destacou a importância dos webinários que vêm sendo promovidos pela Associação, com debates e orientações técnicas, que somam conhecimento aos gestores e servidores dos municípios. “É muito bom que vocês passem os conhecimentos que foram agregados ao longo dos anos, para que possamos ampliar e melhorar os serviços oferecidos, e a inclusão é um assunto importantíssimo que precisa ser mais discutido e adotado” disse.

Mais informações: (31) 3916-9199, ou pelo email educação@amm-mg.org.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR