A Associação Mineira de Municípios (AMM) promoveu, no dia 22 de novembro, o evento virtual “Defesa Civil, somos todos nós: inclusive o Patrimônio Cultural”, que reuniu mais de 100 participantes de diferentes regiões mineiras e também de outros estados. O superintendente executivo da AMM, Everton Campos, representou o presidente da Associação e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, na abertura do evento, quando deu as boas-vindas aos expositores e participantes. “Quando a Brenda apresentou este tema, achamos muito importante, pois iniciou o período chuvoso, então, aproveitem muito com essa experiência com o Coronel Lucas, a Helena e a Simone”, salientou o superintendente executivo da AMM.
A pauta do evento contemplou temas como a proteção do patrimônio e a gestão de risco de desastres, assuntos que podem auxiliar os municípios na gestão, garantindo pontos no ICMS Patrimônio Cultural, programa estadual de incentivo aos municípios que preservam o patrimônio e as referências culturais.
O webinário contou com a participação do Secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Coronel Lucas, que falou sobre o Decreto 10.593/2020, sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; os desafios da gestão de riscos e desastres envolvendo patrimônio histórico; os desastres recorrentes no Brasil (incêndios florestais, inundações, estiagem, seca, terras caídas, vendavais, granizo e deslizamentos); entre outros assuntos. O coronel salientou, ainda, que é preciso integrar os órgãos para promover, nas políticas públicas, um olhar sistêmico para o patrimônio cultural e que a população precisa ser preparada para lidar com as adversidades que impactam no patrimônio cultural.
Para a especialista nas áreas cultural e de gestão pública, Helena Rosmaninho, doutora em ambiente construído e patrimônio sustentável pela UFMG, é preciso promover discussões e mapear ações sobre a manutenção dos espaços para evitar que sejam geradores de desastres.
A mesma opinião é compartilhada pela especialista nas áreas cultural e de gestão pública, Simone Ramos, doutoranda em Ciência Política pela UFMG, que falou sobre a importância dos órgãos trabalharem conjuntamente os temas afins. A especialista salientou, ainda, a importância da colaboração da sociedade para a manutenção do patrimônio nas cidades.
O evento contou com a mediação da assessora do departamento de Cultura e Turismo, Brenda Grandioso, que destacou a participação dos gestores e servidores da área como essencial, para que possam compreender melhor a importância de ações de gestão para a preservação dos bens culturais locais. “Além de garantir mais repasses aos municípios, o webinário busca estimular a proteção dos bens protegidos pelos municípios, fortalecendo os setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e dos conselhos”, explica.
A participação no evento garantirá emissão de certificado para pontuação do ICMS no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
Confira o evento na íntegra no canal da AMM no Youtube (aqui).
Mais informações com a assessora técnica de Cultura e Turismo da AMM, Brenda Grandioso, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.