Nesta quinta (10), o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, foi agraciado com a Medalha Santos Dumont, grau ouro, concedida a personalidades com atuação de destaque no estado. A cerimônia aconteceu na Fazenda Cabangu, situada no município que leva o nome do pai da aviação, na Zona da Mata.
“Me sinto muito honrado em receber a mais alta categoria dessa medalha. Ter esse reconhecimento significa que nosso trabalho está sendo bem feito e agora precisamos ir em frente”, disse Dr. Marcos.
A honraria foi entregue pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, que representou o governador Romeu Zema na cerimônia. “Santos Dumont foi fundamental pelas descobertas todas que o mundo viveu após o advento da aviação, poucos momentos paradigmáticos da história humana possuem a força do voo”, assinalou Leônidas, responsável pela entrega das medalhas de ouro, destacando a perseverança, a disciplina e a inventividade do mineiro que nasceu há 140 anos.
Em 2022, 100 personalidades receberam a condecoração nas categorias Medalha de Ouro, Prata e Bronze, entre desembargadores, deputados, representantes de entidades civis, de universidades e das forças de segurança, além do Instituto Unimed-BH.
Tradicionalmente realizado na Fazenda Cabangu, onde nasceu Alberto Santos Dumont e sede de um museu que guarda um precioso acervo do inventor, entre réplicas de aviões e objetos pessoais, a Medalha Santos Dumont é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze. A honraria faz referência ao feito do inventor brasileiro, que alçou voo em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis – em outubro de 1906, em Paris (França).
Nesta quinta, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, foi agraciado com a Medalha Santos Dumont, grau ouro, concedida a personalidades com atuação de destaque no estado. A cerimônia aconteceu na Fazenda Cabangu, situada no município que leva o nome do pai da aviação, na Zona da Mata. A honraria foi entregue pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, que representou o governador Romeu Zema na cerimônia.
“Me sinto muito honrado em receber a mais alta categoria dessa medalha. Ter esse reconhecimento significa que nosso trabalho está sendo bem feito e agora precisamos ir em frente. Compartilho essa homenagem com todos os prefeitos mineiros”, disse Dr. Marcos.
O prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto de Azevedo, e o prefeito de Inhapim, Márcio Elias de Lima e Santos, também participaram da cerimônia. Também participaram da cerimônia o prefeito