O dia 6 de outubro é dedicado às prefeitas e aos prefeitos de todo o Brasil, que são os grandes agentes modificadores das condições de vida de cada munícipe em nosso país. A Associação Mineira de Municípios (AMM) orgulha-se de representar os 853 municípios liderados por homens e mulheres, que dedicam grande parte de suas vidas na busca por uma melhor qualidade de vida da população de Minas Gerais
O trabalho dos gestores do Executivo municipal é fundamental para o desenvolvimento dos municípios, do Estado e do País. A AMM orgulha-se de representar esses líderes e reforça o compromisso com a causa municipalista.
O presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, destaca a importância da proximidade com o cidadão: “Ser prefeito é estar próximo da população, em busca de melhorias e melhor qualidade de vida para os nossos munícipes. Parabenizo meus companheiros de luta pela força e competência em administrar seus municípios, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Continuemos na luta, sempre unidos, que conseguiremos alcançar melhores condições para os municípios”, afirmou.
Homenagem em dose dupla
Embora 6 de outubro seja a data mais celebrada atualmente, os prefeitos têm, na verdade, duas datas comemorativas oficiais no calendário cívico:
6 de outubro: Esta é a data mais conhecida e foi instituída pela Lei Federal nº 7.902/1989. A escolha se deu para homenagear os prefeitos eleitos pelo voto popular, em alusão ao mês em que as eleições municipais costumavam ocorrer na época. É a data que prevalece hoje nas comemorações institucionais da AMM e CNM.
11 de abril: esta data é a mais antiga, criada em 1946. Faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil, em 11 de abril de 1895. Historicamente, seu objetivo inicial era celebrar o trabalho dos prefeitos na reconstrução do país. Embora seja mais simbólica, ainda é lembrada por algumas entidades.
Parabenizamos todos os gestores públicos do poder executivo municipal de Minas Gerais por essa data tão significativa, destacando a importância desses administradores que trabalham arduamente para o desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, do Estado e do País.