A Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) formalizaram, nesta quinta-feira, 25 de setembro, um termo de cooperação técnica com foco na promoção do desenvolvimento socioeconômico do Estado e na disseminação de informações qualificadas para os gestores municipais.
A assinatura ocorreu na sede da AMM, em Belo Horizonte, com a presença do superintendente da AMM, Lu Pereira, do presidente do Ipead, professor Fabrício José Missio, e do superintendente geral da Fundação, Renato Mogiz Silva.
Boletim de Conjuntura Econômica
O acordo prevê a divulgação do Boletim de Conjuntura Econômica do Ipead/UFMG para todos os municípios afiliados à AMM, bem como para os agentes públicos e sociedade. A publicação reúne análises atualizadas sobre os principais indicadores econômicos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, servindo como instrumento estratégico de acompanhamento e tomada de decisões por prefeitos, gestores, economistas, empresários e demais interessados.
O Boletim tem linguagem acessível e busca fornecer subsídios técnicos para compreender os rumos da economia e seus reflexos na vida cotidiana. Estruturado de forma a conectar o cenário mineiro com as dinâmicas nacionais e internacionais , mostra como fatos do cenário externo refletem no Brasil e, em especial, em Minas Gerais.
Os boletins mensais podem ser acessados gratuitamente neste link: https://site.ipead.face.ufmg.br/divulgacoes/boletim-conjuntura-economica-ap/
Minas em expansão
Segundo dados do governo estadual, Minas Gerais ultrapassou recentemente a marca de R$ 1 trilhão no Produto Interno Bruto (PIB), registrando crescimento em todos os setores, com destaque para agropecuária, construção civil e indústria. Pela primeira vez na história, as exportações do agronegócio superaram as da mineração, demonstrando a diversificação da economia mineira.
Esse cenário reforça a importância de instrumentos técnicos como o Boletim de Conjuntura Econômica, que permitem aos municípios acompanharem tendências e tomarem decisões fundamentadas. “Com o apoio de instituições como o Ipead, vamos seguir fornecendo informações e incentivando o desenvolvimento econômico em todos os municípios, fazendo Minas crescer, gerando emprego, renda e mais oportunidades para todos”, destacou o superintendente da AMM, Lu Pereira.