Mais mulheres na política,
mais força para os municípios

A força das mulheres também move os municípios mineiros. Pensando nisso, a Associação Mineira de Municípios (AMM) criou o Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais (MMM-MG), uma iniciativa que valoriza a atuação feminina nas prefeituras, câmaras e demais espaços de decisão. O movimento nasce para ampliar a participação das mulheres na política local e fortalecer quem já faz a diferença na gestão pública com sensibilidade, competência e compromisso com as pessoas.

Inspirado no movimento nacional criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 2017, o MMM-MG foi lançado em 2019, durante o “Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Vereadoras”, realizado no 36º Congresso Mineiro de Municípios. A primeira representante do movimento foi a então prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes. Desde então, vem reunindo lideranças femininas de todas as regiões do estado para debater, propor e transformar — colocando a mulher no centro das decisões que constroem políticas públicas mais humanas e inclusivas.

Veja a representatividade em números das mulheres na política municipal de Minas Gerais. Fonte: TSE / Nepem – UFMG

Total de municípios mineiros
0
Prefeitas eleitas em Minas (7,96%)
0
Municípios sem vereadora (22%)
0
Municípios com apenas uma vereadora (39%)
0
Mulheres no eleitorado. Percentual
0
Mulheres no congresso. Percentual
0
Prefeitas negras em Minas Gerais
0

Um espaço para todas

O MMM-MG é um movimento apartidário, plural e colaborativo, aberto a mulheres de diferentes áreas de atuação e posicionamentos políticos. Prefeitas, vereadoras, vice-prefeitas, secretárias, lideranças comunitárias e profissionais que atuam nos bastidores da política são bem-vindas. O objetivo é unir quem já está na gestão e incentivar quem deseja ocupar esse lugar com preparo e representatividade.

Atualmente, a representante do movimento é a prefeita de Serrania, Xanda Maria, mas já fazem parte do movimento diversas lideranças femininas do estado, como a deputada federal Greyce Elias, a deputada estadual Alê Portela, a vice-prefeita de Santa Maria de Itabira Renata Duarte Tomaz, a procuradora municipal de Rio Pardo de Minas Andressa Viana Martins, a vereadora Lilia Aparecida Caetano, de Dionísio, a primeira-dama de Pocrane Maristela Dionis, a assessora-executiva da FIEMG Flávia Viegas e a jornalista Flávia Freitas.

Mulheres fortalecem a base da democracia.

Por que o movimento é necessário?

Minas Gerais tem 853 municípios, mas apenas 68 prefeitas eleitas em 2024. Isso representa menos de 8% das prefeituras, mesmo com as mulheres sendo 52% do eleitorado. Em 22% das cidades mineiras não há nenhuma vereadora, e em outras 39%, apenas uma mulher tem assento nas câmaras municipais. Os dados, do Nepem/UFMG, mostram o quanto a representatividade feminina ainda é limitada.

Apesar de conquistas importantes, como o aumento de 17% no número de prefeitas eleitas em Minas desde 2020, os dados reforçam a urgência de iniciativas como o MMM-MG para equilibrar esse cenário e dar voz a quem ainda enfrenta barreiras para ocupar espaços de decisão.

Transformação

O MMM-MG tem como missão estimular, capacitar e apoiar mulheres que atuam — ou querem atuar — na política municipal. A proposta é promover encontros, workshops e ações de formação continuada, com foco no fortalecimento das capacidades técnicas, políticas e emocionais dessas lideranças.

Além disso, o movimento busca dar visibilidade às boas práticas conduzidas por mulheres nas gestões municipais e incentivar projetos voltados à equidade, à segurança, à saúde da mulher e à inclusão social — alinhando-se a ações nacionais como o Mulheres Seguras, Reinserir e a Rede de Municípios Doadores, desenvolvidas pela CNM.

Como afirma a fundadora do movimento nacional, Tânia Ziulkoski: “As mulheres têm um papel fundamental na construção de políticas públicas mais humanas, inclusivas e sensíveis às necessidades da nossa população.”

Gestão pública com mais mulheres é gestão com mais escuta, inclusão e resultados.

Liderança que inspira

O MMM-MG também tem um papel fundamental de reconhecer e valorizar as mulheres que já estão na linha de frente da gestão pública, enfrentando desafios, muitas vezes maiores, por serem mulheres. Prefeitas, vereadoras, secretárias e outras lideranças exercem funções decisivas em suas comunidades — e merecem ser celebradas.

“Precisamos mostrar para outras mulheres que temos a capacidade e o poder de estar onde quisermos, inclusive na política.” Xanda Maria, prefeita de Serrania

Resultados que queremos construir

Mais do que ocupar cadeiras, trata-se de ocupar com propósito, deixando um legado de inclusão, justiça social e transformação nos municípios mineiros. O movimento foi criado para gerar mudanças reais. A expectativa é que, nos próximos anos, o MMM-MG contribua para:

🔺 Aumentar a presença feminina nas eleições municipais e nos espaços de decisão;

🔺 Fortalecer redes de apoio entre lideranças femininas;

🔺 Estimular políticas públicas que atendam diretamente às necessidades das mulheres;

🔺Naturalizar a presença de mulheres — especialmente negras, jovens e de diferentes regiões — na política local.

O MMM-MG quer você nessa transformação.
JUNTE-SE A NÓS!

Um marco na história da AMM

Com mais de 70 anos de atuação, a AMM inicia um novo ciclo com o MMM-MG, reafirmando seu compromisso com a equidade de gênero, o fortalecimento da gestão municipal e a construção de políticas públicas mais plurais. O movimento não é apenas uma conquista das mulheres, mas um avanço para toda a sociedade.

Minas dá, assim, um passo importante na construção de um futuro mais justo, representativo e promissor — onde as mulheres não apenas participam da política, mas lideram.

Por que criar o MMM-MG?

🔺 Apenas 7,96% das prefeituras mineiras são lideradas por mulheres.

🔺 Em 22% dos municípios de Minas, nenhuma mulher ocupa uma cadeira nas câmaras.

🔺 Apenas uma prefeita negra foi eleita no estado em 2024.

🔺 Mulheres representam 52% do eleitorado, mas apenas 12,25% das prefeituras no Brasil.

🔺 Em mais de 3 mil municípios brasileiros, nenhuma mulher negra é vereadora.

🔺 É hora de mudar essa realidade.

Resultados esperados

🔺 Aumentar a presença de mulheres em cargos eletivos municipais

🔺 Incentivar políticas públicas voltadas às mulheres nas cidades

🔺  Fortalecer lideranças femininas nas esferas locais

🔺 Capacitar mulheres para atuarem com mais segurança e preparo

🔺 Inspirar novas gerações para ingressarem na política

Participe!

🔺 Você é prefeita, vereadora, secretária municipal, técnica de governo ou liderança da sua comunidade?

🔺 Faça parte do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais!

🔺 O MMM-MG é aberto, colaborativo e apartidário. Basta querer transformar o seu município com mais representatividade e compromisso com a equidade.

pt_BR
pt_BR