MTur lança edital para elaboração de manual sobre empreendimentos turísticos sustentáveis

Com foco no fortalecimento do turismo sustentável nos territórios municipais, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lançou o edital para contratação de consultoria técnica especializada.  O edital está disponível no site do Ministério e as propostas podem ser enviadas até o dia 23 de junho. (Confira AQUI o edital)

A ação é estratégica para os municípios, principalmente aqueles com vocação turística, pois amplia a capacidade local de atrair investimentos qualificados, gerar empregos e desenvolver o território de forma equilibrada, respeitando a sustentabilidade das localidades, o meio ambiente, a cultura e a economia.

O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, além de representantes do Sebrae, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

O manual técnico previsto no edital será composto por quatro cartilhas temáticas, cada uma acompanhada de vídeos explicativos, voltadas a diferentes modalidades de empreendimentos. Desta forma, este manual é uma medida oportuna e necessária para apoiar os municípios na estruturação de projetos turísticos com foco no desenvolvimento sustentável. É uma ação que promove a profissionalização da gestão pública local, estimula parcerias com a iniciativa privada e viabiliza o acesso a investimentos estratégicos.

Além disso, o fortalecimento da governança local e a qualificação técnica dos gestores municipais são condições fundamentais para que o turismo se consolide como vetor de desenvolvimento econômico, geração de renda e valorização do patrimônio natural e cultural dos territórios brasileiros.

Os interessados em apresentar propostas devem atender aos critérios técnicos estabelecidos no edital, incluindo a comprovação da experiência mínima de dois anos em projetos relacionados à sustentabilidade, ao turismo e a empreendimentos imobiliários turísticos. Não serão aceitas propostas com formação de consórcio, e o prazo de entrega dos produtos é de 150 dias corridos após a assinatura do contrato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR