Elas ocupam cargo de prefeitas, estão presentes nas cadeiras do Legislativo e em posições estratégicas como gestoras nas prefeituras, câmaras e nas ações municipalistas. As mulheres começaram a fazer-se presentes no mundo político e a mostrar a importância da sensibilidade e da empatia quando o assunto é gestão pública. Tendo como objetivo fortalecer a participação feminina na política e transformar a realidade dos municípios, a AMM lança, oficialmente, o Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais, durante o 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela Associação nos dias 12 e 13 de novembro.
“Amigas municipalistas, estou, hoje (18/10), ao lado da presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski, e Flávia Freitas, uma ativista da gestão pública, e elas têm uma novidade para você: a criação do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais”, salientou o presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.
Na avaliação de Tânia Ziulkoski, Minas Gerais vai fortalecer, ainda mais, o movimento, que, atualmente, está em nove estados. “Estou muito feliz com o convite de participar da fundação do movimento mineiro. Para nós, é um grande prazer. Começamos em 2017, e já crescemos bastante. Estou muito honrada com este convite.”
Flávia Freitas, que está atuando na coordenação do movimento desde o início deste ano, reforça a importância da atuação feminina de Minas Gerais para o engrandecimento das ações. “É uma notícia maravilhosa para nós, mulheres mineiras, porque teremos voz e vez, de fato, no municipalismo do Estado. Tivemos um encontro muito rico no Congresso da AMM e, agora, de fato, teremos o protagonismo que a gente merece”, ressaltou.
Início das ações
As ações em Minas Gerais começaram em junho deste ano, com o “Encontro de Mulheres Municipalistas: liderando com inovação e inclusão”, no 39º Congresso Mineiro de Municípios da AMM.
Sensibilizar as pessoas sobre a importância da participação feminina na política, especialmente em ano eleitoral, foi o objetivo do evento, que contou com a presença de Tânia Ziulkoski, Flávia Freitas, prefeitas, deputadas e vereadoras.
Anote na agenda
Lançamento do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais, durante o 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela AMM, nos dias 12 e 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Acompanhe as notícias municipalistas no portalamm.org.br.