O mês de outubro é especial para os afiliados, diretores e colaboradores da AMM por ser celebrado o aniversário da entidade no dia 17. A instituição existe por contar com os afiliados, aos quais é dedicada a missão da AMM de representar os municípios mineiros, defender a causa e a autonomia municipalista, e promover a qualificação da gestão pública, com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Com a marca de mais de 90% dos municípios mineiros afiliados, a Associação também oferece importantes ferramentas que auxiliam a gestão pública municipal. Entre elas, o Diário Online, que gera economia de até 80% com as publicações oficiais; o AMM Licita, que agiliza e simplifica os processos de compras; e o Observatório AMM, uma plataforma web com análise e visualização de indicadores de políticas públicas e finanças municipais, além do diagnóstico situacional por município.
E os números comprovam a eficiência desta entidade, que está há 72 anos trabalhando pelo desenvolvimento dos municípios mineiros. Neste aniversário da Associação, a gestão comemora números expressivos, com 802 municípios afiliados, 509 adesões ao Diário Online, 502 ao Observatório e 297 ao AMM Licita. Além disso, nos últimos dois anos, as 15 áreas técnicas da entidade fizeram mais de 27 mil atendimentos aos gestores públicos mineiros e a EGM ofereceu 377 cursos a 12.318 alunos capacitados.
História
A AMM foi fundada em meio a um processo de evolução nas questões políticas no Brasil, principalmente em decorrência do período de urbanização. Devido a essas mudanças, iniciou-se o surgimento de movimentos de defesa de interesses municipalistas, que ganharam força e notoriedade quando a Constituição de 1946 estabeleceu a autonomia de estados e municípios, com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário independentes. E, desde então, o trabalho incansável da AMM pelo pacto federativo justo, como delimitado na Constituição, se mantém.
Em meio a esse período de transformação, a AMM foi criada no dia 17 de outubro de 1952 e reconhecida como instituição de utilidade pública pela Lei 5.317, de 5 de novembro de 1969, pelo governador Israel Pinheiro. Desde os primórdios, a entidade desenvolve atividades voltadas para a articulação nos poderes, buscando o fortalecimento da causa municipalista nas esferas estadual e federal.
Neste 17 de outubro, um brinde ao trabalho desenvolvido nos 72 anos da AMM!
LINHA DO TEMPO PARA AS REDES
Início – Inicialmente, a sede da AMM foi instalada na Avenida Amazonas, 135, no Edifício Codó, em Belo Horizonte. Posteriormente, foi transferida para o edifício da rua Matias Cardoso, 11/6º andar, no bairro Santo Agostinho.
Sede própria – Em dezembro de 2008, foi adquirida a primeira sede da AMM. Na época, a entidade funcionava no quinto andar do edifício Lucas Lopes, na Rua Dias Adorno, 367, no bairro Santo Agostinho.
Sede na Raja – A sede da AMM ganhou o endereço atual em julho de 2009. Um espaço amplo, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. Uma casa preparada para ser o ponto estratégico de todos representantes dos 853 municípios do Estado.
Casa nova – Em 28 de novembro de 2023, a gestão atual (2022-2025) reformou a sede da entidade, oferecendo um espaço mais amplo, moderno e preparado para atender os prefeitos, servidores públicos, vereadores e todo o mundo político com mais agilidade e conforto.
Cidade administrativa – Inaugurado no dia 29 de agosto de 2012 e reformado em 2018, o Espaço AMM na Cidade Administrativa, além da infraestrutura necessária para reuniões, despachos e encaminhamentos, oferece aos gestores, técnicos especializados, responsáveis por receber as demandas e buscar soluções nos órgãos do governo estadual.
EGM – Em 2009, foi fundado o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), que foi totalmente reformulado e transformado, em 2022, na Escola de Gestão Municipalista (EGM). Aproximadamente três mil pessoas são qualificadas anualmente nos mais de 50 cursos oferecidos no espaço multiúso da AMM.
Diário Online – Garantir o cumprimento das exigências legais de transparência e publicidade de documentos administrativos, como leis, decretos, portarias e editais de licitação. Esse foi o propósito da gestão da AMM ao criar o Diário Oficial Eletrônico – Diário Online – em março de 2009, e oferecer às prefeituras mineiras 80% de economia se comparada à publicação nos órgãos impressos.
Congresso da AMM – A AMM promove o maior evento de entidade municipalista do Brasil: o Congresso Mineiro de Municípios, que, em 2025, chega à 40ª edição. Organizado anualmente, o evento reúne cerca de 10 mil pessoas em dois dias de intensa programação, com solenidades prestigiadas por autoridades do mundo político, das entidades e autarquias (estadual e federal) e com mais de 120 palestras ministradas por especialistas renomados na pauta municipalista e em temas das diferentes áreas da gestão pública.
Feira dos municípios – Dentro do Congresso da AMM acontece a maior “Feira para o Desenvolvimento dos Municípios” da história da entidade. Já em sua 37ª edição, a Feira é o espaço em que entidades e fornecedores, que trabalham direta e indiretamente com as prefeituras mineiras, oferecem produtos e serviços específicos para a administração pública municipal.
Observatório AMM – Lançado nesta gestão, o Observatório AMM conquistou a adesão de mais de 500 municípios e firma-se como uma ferramenta essencial para os gestores municipais, oferecendo informações e análises estratégicas que facilitam o planejamento e a ação na administração pública. Trata-se de uma plataforma web com análise e visualização de indicadores de políticas públicas e finanças municipais, com relatórios, por área técnica, sistema de notificação de gestores e análise comparada, além do diagnóstico situacional por município.
O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, ressalta a importância da Associação nestes 72 anos de trabalho em prol do desenvolvimento dos municípios mineiros. Confira aqui.