Prêmio de Boas Práticas: equipe da AMM visita Itaúna, Corinto, Montes Claros e Diamantina

A equipe técnica da AMM concluiu as visitas para a seleção do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, na última quinta-feira, após conhecer as práticas dos municípios de Itaúna (dia 11/04), Corinto (dia 22/04), Montes Claros (dia 23/04) e Diamantina (dia 2/05).

Neste ano, foram inscritos 243 projetos nos quatro eixos contemplados em 2024: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o prêmio é promovido anualmente e destaca as prefeituras que tiveram iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública e contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos.

Foram selecionados 12 projetos para a avaliação por meio das visitas técnicas in loco. Após a apuração das visitas, os projetos serão premiados em 1º, 2º e 3º lugar. Os vencedores serão anunciados durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 4 e 5 de junho.

Os quatro municípios premiados de cada eixo, em 1º lugar, além de receber um troféu, poderão fazer, gratuitamente, dois cursos de Escola de Gestão Municipalista (EGM) para dois servidores do município até o final do ano de 2024, além de ter sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Noticias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.

Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, que foi vencedor do Prêmio, no eixo Saúde, em 2022, ser reconhecido por meio do “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal” significa “se destacar, evidenciando e incentivando a melhoria gerencial rumo à inovação, à redução de custos, à qualidade dos serviços e à satisfação do cidadão, visando valorizar esses projetos e ideias”.

Confira os finalistas:

Eixo Assistência Social:

*Diamantina – Projeto Caravana Cadastro Único: conhecer para incluir
*Divinópolis – Construindo Pontes e Edificando Vidas, um novo modelo de serviço de acolhimento em república
*Itabira – Implantação dos programas “Facilita” e “Facilita Trabalho”, por meio da política pública municipal de combate à pobreza e geração de renda

Eixo Cultura:

*Guimarânia – Acolher, partilhar, conhecer e reconhecer: inclusão e cultura como prática da gestão municipal
*Patrocínio – Programa Arte Viva
*São Sebastião da Bela Vista – Festival da Luz

Eixo Esporte:

*Extrema – Esporte para Todos
*Itaúna – Incentiva Itaúna
*Rio Piracicaba – Frutos do Esporte

Eixo Saúde:

*Montes Claros – Diretoria de Qualidade da Saúde: experiência inovadora do município de Montes Claros
*São Gotardo – Medida Certa: Grupo de Acompanhamento Nutricional
*Corinto – Atendimento à Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista e sua família na Atenção Básica juntamente com a equipe Emulti do município de Corinto

Eixos

O “12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal” foi dividido em quatro eixos – Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde.  

Assistência Social

O prêmio para o eixo de Assistência Social visa premiar os municípios que trabalharam para a melhoria da qualidade, implementação e proposição da Política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conhecer as boas práticas, com vista a replicar as mais-valias para o desempenho do sistema e oferecer amplas possibilidades para a promoção do desenvolvimento social nos municípios mineiros.

Esporte

O prêmio para o eixo de Esporte visa premiar os municípios que elaboraram campeonatos com mais categorias distintas, usaram praças e locais de lazer públicos para a prática esportiva, priorizaram o esporte para a terceira idade, e conheceram as boas práticas, com vista a divulgá-las para o desempenho do esporte.

Cultura

O prêmio para o eixo de Cultura visa premiar os municípios que elaboraram apresentações culturais das formas mais diversificadas possíveis, usaram praças e locais de lazer públicos para a prática da cultura, priorizaram a cultura no âmbito audiovisual, fizeram uso de recursos públicos das leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc; como visa, também, conhecer as boas práticas, com vista a divulgá-las para o desempenho da cultura.

Saúde

O prêmio para o eixo de Saúde visa contemplar os municípios que trabalharam para a melhoria da qualidade, assistência, gestão, implementação e proposição de políticas públicas na saúde reconhecendo as boas práticas, com o objetivo de replicar as mais-valias para o fortalecimento e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais pelo WhatsApp (31) 2125-2400 (opção 16).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR