7º Congresso Mineiro de Novos Gestores: relações com o Governo foi tema central das últimas palestras da manhã

O tema “Governo de Minas: parceiro dos municípios” foi apresentado pelo secretário de Estado de Governo de Minas Gerais (Segov) e deputado estadual, Gustavo Valadares, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno Barros de Souza, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sérgio Lopes Cabral, na manha do segundo dia (13/11) do 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela AMM.

O secretário de Governo ressaltou a necessidade de o Governo de Minas continuar a ter uma parceria permanente e constante com os municípios. “O Governo do Estado tem muito orgulho da parceria e espera que ela continue sendo muito produtiva para melhorar a vida dos mineiros. Sem essa parceria, não vamos conseguir fazer o Estado que a gente quer e que os mineiros merecem. É preciso derrubar todas as barreiras, todos os muros, todas as portas, se é que elas ainda existem, para que vocês tenham toda liberdade de buscar o Governo sempre que precisarem dele. Queremos ter essa proximidade”, afirmou Gustavo Valadares.

O secretário Pedro Bruno Barros de Souza iniciou a palestra expondo que Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do País e como isso é um desafio para o Governo. “Os prefeitos estão na ponta e trazem os pleitos legítimos dos mineiros e, por isso, queremos conversar sobre como o Estado pode ser mais parceiro dos municípios na área de infraestrutura”, afirmou o secretario da Seinfra.

Ele explicou que essa parceria vai além das obras de recuperação de estradas: “o Governo faz um esforço de recuperar e também de assegurar a manutenção dessas estradas.” Na visão do secretário, o sucesso dessa empreitada é que o governo deu o primeiro passo para avançar na solução dos problemas, que é reconhecer que eles existem. Outro assunto abordado pelo representante da Seinfra é a atuação da secretaria na área de edificações, como os hospitais regionais que foram retomados.

O presidente da Codemge apresentou o novo programa do Governo de Minas, Cidade Parceira: o cronograma para que os municípios se inscrevam no programa, os benefícios esperados para os municípios e para a sociedade, como a atração de novas empresas, a geração de emprego e renda. “A intenção é que a gente leve a infraestrutura na ponta, para a cidade de vocês. Esse projeto vai aportar esse apoio técnico”, frisou o presidente da Codemge.

Painel aborda parceria entre gestores e CEF

Para encerrar a programação do período da manhã neste segundo dia de Congresso, os participantes receberam informações sobre a diversidade de serviços que a Caixa Econômica Federal (CEF) tem a oferecer aos gestores municipais para que eles possam concretizar os planos de governo.

Os superintendentes da CEF Cláudio Mendonça e Marcelo Martins apresentaram, ainda, toda a equipe da instituição responsável por atender aos municípios em todas as regiões de Minas Gerais. “A Caixa pode ajudá-los a implementar todas as transformações que a população espera dos seus gestores”, afirmou Marcelo Martins.

Cláudio Mendonça, Celina Fernandes, Sérgio Werneck Rodrigues, Tarso Duarte de Tassis, Danielle Marques Umbelino e Marcelo Martins
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR