Após a solenidade de abertura do 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) no dia 12 de novembro, em Belo Horizonte, o presidente da AMM e a equipe de coordenadores da Associação apresentaram o painel “Conhecendo a AMM; somos 853 e juntos somos muito mais!”. O presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, falou sobre as áreas de atuação da Associação e sobre como os prefeitos e prefeitas podem receber suporte técnico na gestão.
Dr. Marcos Vinicius afirmou que o Congresso é o primeiro passo para uma gestão séria. “A nossa missão é dar orientação, compartilhar experiência, para que vocês consigam fazer um planejamento estratégico. Minas tem 475 novos gestores. Todos são importantes, independente do tamanho do município, porque todos enfrentam desafios”, assinalou Dr. Marcos Vinicius.
Durante o painel, o presidente da AMM citou todas as melhorias empreendidas na sua gestão, desde a sede toda revitalizada e com infraestrutura moderna em Belo Horizonte ao espaço na Cidade Administrativa para receber e atender os gestores municipais. “Além disso, atualmente, as áreas técnicas da AMM estão atuando de forma muito mais integrada, o que garante melhor resultado no atendimento às demandas dos prefeitos”, explicou.
Outro ponto destacado por Dr. Marcos Vinicius, no painel, foi o tripé que guia a gestão dele à frente da AMM: governança, inovação e sustentabilidade. Um dos avanços citados foi a constituição do orçamento da Associação: “após 72 anos de fundação, apenas há dois anos a AMM trabalha com orçamento”, afirmou.
O presidente da AMM citou alguns produtos da entidade que dão todo tipo de suporte aos gestores, como o Diário Online, com a adesão de 509 municípios, o Observatório, com 512 usuários, e o AMM Licita, com 241 termos assinados entre a Associação e entes públicos.
Além disso, Dr. Marcos Vinicius frisou que uma das metas concretizadas nesta gestão é a implementação da Escola de Gestão Municipalista (EGM) e a ampliação da capacitação a todas as regiões do Estado. “Meu objetivo maior é a capacitação dos gestores e servidores públicos”, concluiu.
Participaram da apresentação do painel, ao lado do presidente, o coordenador-geral de Estratégia e Gestão da AMM, Vladimir Azevedo; o coordenador das Áreas Técnicas, Guilherme Levy; o coordenador da EGM, de Comercial e Serviços da AMM, Rodrigo Lázaro; e o coordenador de Articulação e Mobilização da AMM, Ângelo Roncalli.
Na avaliação do coordenador-geral, Vladimir Azevedo, as palestras tiveram como objetivo mostrar o trabalho da AMM aos novos gestores e gestoras. “Eles conhecem o lado de representação política da entidade, mas não sabem que a Associação é, ao mesmo tempo, uma caixa de ferramentas com muitas soluções para eles implementarem em seus municípios; com muitos serviços, produtos e assessoria técnicas que fornecem inovação e apoio no dia a dia da gestão”, ressaltou.