38º CMM: Programação técnica de comunicação debateu pesquisa, marketing e estratégias de campanha

Uma programação técnica sobre comunicação foi especialmente preparada para os assessores de comunicação das prefeituras e Câmaras Municipais e demais profissionais que trabalham a pauta municipalista durante a Programação Técnica | Comunicação, no dia 10 de maio, durante o 38º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela AMM, no Expominas, em Belo Horizonte. A abertura ficou sob a responsabilidade do prefeito de Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha, que ressaltou a importância de prefeitos e vereadores valorizarem o profissional da comunicação e entenderem a importância para a divulgação efetiva de seus mandatos. A mediação dos debates foi feita pelo diretor de Comunicação da AMM, Lu Pereira.

O primeiro tema abordado foi “Hábitos de audiência nas rádios do interior – consumo + insigths sobre o meio em todo Brasil”. O presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Mayrinck Júnior, destacou que, de acordo com uma pesquisa inédita da Kantar Ibope Media sobre o consumo de rádio no interior de Minas Gerais, as rádios continuam sendo canais imprescindíveis para a boa comunicação com os diversos públicos.

A especialista em branding e marketing estratégico e consultora da Amirt, Marina Alves, apresentou os resultados dessa pesquisa feita em função dos 100 anos da rádio no Brasil, comemorado em setembro do ano passado. “De cada quatro mineiros, três ouvem rádio. Isso mostra a força da rádio em todo o Estado, principalmente para aquelas emissoras que navegam bem nas redes sociais”, pontuou a especialista.

“O mandato e as redes sociais – informação, engajamento e relacionamento” ficou sob a responsabilidade do jornalista, consultor político e estrategista digital, Fred Perillo. Ele compartilhou dicas que os profissionais de comunicação podem usar para garantir assertividade das redes sociais de prefeituras, prefeitos, Câmaras Municipais e vereadores.

Na sequência, o Phd em Ciência Política, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, Felipe Nunes, falou sobre “Como inovar a gestão usando dados para garantir a satisfação da população”. Nunes destacou a importância das pesquisas de avaliação de mandato para direcionarem as estratégias de comunicação do mandato e as ações dos gestores públicos.

Por último, os participantes tiveram a palestra “Marketing digital: como ele ajuda na transparência da gestão municipalista”, apresentada pela jornalista, especialista em estratégia e posicionamento digital, Deniza Gurgel. Ela falou sobre a criatividade e a inovação na comunicação dos mandatos como forma de se destacar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR