38º CMM: Fórum de Vereadores debate o poder legislativo mais perto do cidadão

Nesta quarta-feira (10), centenas de integrantes dos legislativos municipais de Minas Gerais participaram do Fórum de Vereadores, que acontece dentro do 38º Congresso Mineiro de Municípios, no Palco Minas Gerais, com temas pertinentes à atuação das câmaras municipais, em consonância com o legislativo municipal.

O segundo vice-presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, representou o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, na abertura do Fórum, acompanhado do deputado estadual Rodrigo Lopes; do vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda; e do presidente da Associação das Câmaras Municipais e Vereadores (Acam), Paulo Marcos Dolabella Lacerda.

“O vereador é o elo mais forte com a população, aquele que é diretamente cobrado o tempo todo, e tem uma responsabilidade, portanto, muito grande, motivo pelo qual este Estado, com 853 municípios, deve sempre buscar, por meio da AMM e da Acam, essa troca de experiências e busca por ferramentas modernas de gestão”, destacou o vice-presidente Luís Eduardo Falcão.

O painel “A importância das Câmaras Municipais no desenvolvimento econômico e social dos municípios” teve mediação do vereador de Lagoa Santa e presidente da Associação das Câmaras Municipais e Vereadores (Acam), Paulo Marcos Dolabella Lacerda. Os painelistas foram o deputado estadual Rodrigo Lopes e a presidente da Câmara Municipal de Paracatu, Claudirene Rodrigues. Em seguida, a palestra foi sobre Inteligência artificial na gestão pública, com a gerente de tecnologia e inovação na IPM Sistemas, Lúcia Mees.

Na palestra do presidente da Câmara de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, os participantes conheceram mais sobre a experiência do legislador da capital mineira, que falou sobre a importância do relacionamento entre os poderes executivo e legislativo municipal para a construção de políticas públicas nos municípios. “A relação entre prefeitos e vereadores tem que se dar com harmonia e independência. Uma câmara independente garante o melhor uso do orçamento, melhores pautas para a cidade e, sobretudo, desenvolvimento, porque está cobrando o que o povo quer”, destacou.

Finalizando o Fórum, a presidente da Associação de Vereadores e Vereadoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vereadora Gabriele Valeska Henriques, falou sobre o primeiro ano da entidade e sua importância para os legisladores municipais que compõem a instituição.

Ainda no Fórum de Vereadores, o vereador de Guaranésia, Juninho Capoeira, entregou Menção de aplauso da câmara municipal à AMM pelos 70 anos da entidade.

38º Congresso Mineiro de Municípios

“Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública” é o tema do Congresso, tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que acontece nos dias 9 e 10 de maio de 2023, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, que é promovido em correalização com o Sebrae Minas, reúne autoridades, agentes municipais e políticos de renome para discutirem assuntos relacionados às perspectivas do País e dos municípios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR