Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

13º Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal da AMM reúne representantes de mais de 50 municípios de Minas Gerais

Na manhã desta terça, 13 de junho, teve início o 13º Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Associação Mineira de Contadores Públicos e Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC/MG). Nos dois dias de evento, contadores públicos municipais de mais de 50 localidades participarão de palestras e se capacitarão sobre os principais temas e atualizações ligados à contabilidade pública municipal.

Participaram da mesa de abertura: o diretor regional da AMM e prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Santos, representando o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius; o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz; a presidente do CRC/MG, Suely Maria Marques de Oliveira; o coordenador de Estratégia e Gestão da AMM, Vladimir Azevedo; e a técnica do departamento Contábil, Analice Horta.

Representando o presidente da AMM, o prefeito Hélio Márcio Santos, destacou a importância do evento para que os gestores públicos consigam efetuar suas políticas públicas sem incorrer em irregularidades e acompanhando as mudanças da contabilidade pública. “É um momento de troca de experiências e, principalmente, de adquirir conhecimento sobre uma das principais áreas da gestão pública, a Contabilidade. Sabemos que os prefeitos querem fazer, mas precisa ser da forma correta. Porque o prefeito age na parte política, se não tiver uma parte técnica eficiente, com contadores que conhecem as regras, ele não vai conseguir executar as políticas, não levará o resultado ao cidadão”, disse.

A presidente do CRC/MG, Suely Maria Marques de Oliveira, destacou que a parceria com a AMM na realização do Fórum já vem de longa data, e que gera frutos importantes nas administrações municipais. “Como um dos apoiadores do fórum, estamos cientes da pertinência dessas discussões e da contribuição que elas trarão para aprimorar o conhecimento dos profissionais envolvidos. O CRC reconhece a importância da governança e da gestão na administração púbica, temas de extrema relevância a serem debatidos por todos os envolvidos na prestação de serviços públicos, em especial, os profissionais da contabilidade, que desempenham um papel fundamental nesse campo”, destacou.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, parabenizou a AMM por realizar mais esse evento de capacitação, sempre em parceria com o Tribunal. “Eventos dessa natureza têm total apoio do Tribunal de Contas, que já e um antigo e tradicional parceiro nesse tipo de capacitação. Eu vejo que a capacitação é um elemento essencial para todos os servidores, principalmente, para os contadores públicos, que são quem registram o patrimônio publico que é de todos nós.”

Observatório AMM

Ainda na abertura, o coordenador de Estratégia e Gestão da AMM, Vladimir Azevedo, apresentou aos presentes o Observatório AMM, uma importante ferramenta elaborada pela Associação e que é disponibilizada aos afiliados. “Cumprindo as diretrizes da diretoria, que tem como tripé trabalhar governança, sustentabilidade e inovação, o que fazemos é transformar esse tripé em materialidade, fazer acontecer na agenda da AMM, em várias ações e instrumentos que ajudam os gestores a alcançar esses objetivos”, enfatizou.

Vladimir explicou que o Observatório AMM coloca a possibilidade dos municípios virem para a área de dados, para a gestão de evidências. “Não dá mais para ser um tomador de decisões apenas com a boa intuição, na era dos dados. Precisamos trazer bons diagnósticos para formular boas políticas publicas. Não tem como fazer uma boa gestão no “achismo”, precisamos de dados concretos, e a AMM teve a expertise de juntar tudo em uma plataforma, que vai dar todos os dados necessários para governar o seu município, que fazem parte da tomada de decisões na administração municipal.”

Palestras

Além da abertura oficial, o público pôde conferir, na parte da manhã, temas relevantes à administração pública. A palestra de abertura tratou sobre “Prestação de Contas como instrumento de transparência”, com o Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU), Celso Bernardes. Em seguida, o tema foi “Retenção ampla do IRRF sobre bens de Consumo e Serviços”, com Sebastião Francisco Rodrigues, da Associação Municipal dos Contadores Públicos.

Na tarde do primeiro dia, os participantes contaram com temas imprescindíveis para os contadores dos municípios, como a Elaboração da Lei Orçamentária 2024 e a Revisão da Lei de Diretrizes Orçamentárias, com José Rodrigues, técnico do TCEMG. “Aqui, nesta tarde, apresentamos, para um auditório repleto de servidores municipais, o tema da elaboração da LOA de 2024 e da reavaliação da LDO também para o exercício de 2024. Vimos que teve interesse da plateia e pudemos apresentar temas sensíveis da elaboração do orçamento, da execução, e até do controle da gestão pública”, ressaltou José Rodrigues.  

Na sequência, foi apresentado o tema a Contabilidade de custo aplicado ao setor público, com Giuliano Cardoso, técnico da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que ressaltou a importância de se compartilhar experiência do governo federal com os entes subnacionais, no caso, os municípios do Estado de Minas Gerais. “O destaque de hoje é a gestão de custo. A gente passa por um cenário de escassez de recursos; cenário fiscal complicado. O Tesouro Nacional tem um plano para disseminar informação e conhecimento. São 853 municípios e conseguimos alcançar uma gama ampla de servidores públicos, sobretudo, em um cenário em que a contabilidade pública ganha relevância. Esse tipo de contexto favorece a disseminação de conhecimento”, frisou Giuliano.

No segundo dia do Fórum de Contabilidade (14 de junho), serão tratados temas técnicos e que podem ajudar na execução e entrega das demandas, como o eSocial, EFD-Reinf, DCTFWeb, com o técnico da Receita Federal do Brasil, Claudio Maia, no  Auditório do BDMG, em Belo Horizonte, MG.

pt_BR
pt_BR