12º Prêmio da AMM: Divinópolis, Guimarânia, Extrema e Montes Claros foram os vencedores de 2024

Um fim de tarde de suspense, emoção e sentimento de missão cumprida. O 39º Congresso Mineiro de Municípios se encerrou nesta quarta-feira (5 de junho), em clima de festa com a entrega do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, no grande evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, em Belo Horizonte.

Para a premiação, foram selecionados três projetos de cada um dos quatro eixos contemplados neste ano: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde.

No eixo Assistência Social, o vencedor foi o projeto “Construindo pontes e edificando vidas, um novo modelo de serviço de acolhimento em república”, de Divinópolis. O prêmio foi entregue à vice-prefeita, Janete Aparecida Silva Oliveira.

No eixo Cultura, o prêmio “Acolher, partilhar, conhecer e reconhecer: inclusão e cultura como prática da gestão municipal”, de Guimarânia, foi vencedor e a premiação entregue ao prefeito, Adílio Alex dos Reis, e ao secretário municipal de cultura e turismo e meio ambiente, Tony Rodrigues.

No eixo Esporte, a prática “Esporte para todos”, de Extrema, recebeu a premiação, que foi entregue ao prefeito, João Batista da Silva, e ao secretário de esportes Edmundo Lopes da Silva e ao diretor de esportes, Diego Godoy.

No eixo Saúde, o projeto “Diretoria de qualidade da saúde: experiência inovadora do município de Montes Claros” foi o vencedor e a premiação entregue ao vice-prefeito, Guilherme Guimarães.

A equipe técnica do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal divulgou os 12 finalistas da edição de 2024, no dia 19 de abril, de um total de 243 projetos enviados pelas prefeituras de Minas Gerais. As visitas “in loco” para avaliação dos finalistas aconteceram de 8 de abril e a 10 de maio.

Conheça os finalistas que receberam menção honrosa

EIXO ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Diamantina – Projeto Caravana Cadastro Único: Conhecer para Incluir
Itabira – Implantação dos programas “Facilita” e “Facilita Trabalho”, por meio da Política Pública Municipal de Combate à Pobreza e Geração de Renda

EIXO CULTURA:
Patrocínio – Programa Arte Viva
São Sebastião da Bela Vista – Festival da Luz

EIXO ESPORTE:
Itaúna – Incentiva Itaúna
Rio Piracicaba – Frutos Do Esporte

EIXO SAÚDE:
São Gotardo – Medida Certa: Grupo de Acompanhamento Nutricional
Corinto – Atendimento à Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista e sua família na Atenção Básica juntamente com a equipe Emulti do município de Corinto

Premiação

A premiação oferecida visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.

Na solenidade, o presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM, e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, fez o encerramento oficial do 39º Congresso Mineiro de Municípios realçando o resultado positivo do evento em todos os níveis – pelo nível das palestras, a riqueza dos produtos e serviços oferecidos na feira e a grandiosidade dos projetos enviados para o 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal.

“Ressalto a qualidade técnica dos premiados e digo àqueles que ganharam menção honrosa para que não desistam. Na primeira vez que concorri, fiquei com a menção, e a equipe saiu desmotivada. Às vezes, o trabalho poderia até ser melhor, mas não era a nossa hora. Nós não desistimos, lutamos, e no ano seguinte a gente saiu vitorioso. Vejam como é importante essa prática. Ganhamos no Eixo Saúde, com a carreta oftalmológica, e identificamos problemas que não eram percebidos nem por pais nem professores. As crianças consideradas hiperativas estavam, na verdade, com problemas na visão. Então, comecem a desenvolver as ações e apresentem esses projetos, que são replicados a outros municípios. Parabéns a todos que enriqueceram, aqui, o nosso prêmio. Obrigado aos quase 10 mil participantes, aos expositores, aos servidores públicos, aos prefeitos e parlamentares. Nós batemos todos os recordes e tenho certeza de que todos levaram conhecimentos enriquecedores aos seus municípios. Essa é a missão da AMM”, reforçou.

O coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy, explica que a responsabilidade pela atribuição do Prêmio recai sobre a Comissão Avaliativa, composta por membros representantes da AMM e órgãos do Governo Estadual, além de instituições acadêmicas ou parceiras. Todos os integrantes são profissionais experientes na área de gestão pública municipal.

“Os avaliadores assumem uma função de extrema seriedade, incumbidos de analisar minuciosamente o processo de implantação e operação da prática de gestão submetida pela prefeitura ao prêmio. Essa análise é realizada com base nas informações fornecidas no projeto da Prática de Gestão, exigindo-se um olhar crítico e aprofundado”, destaca Guilherme.

O orador oficial, o diretor de Concessões e Parcerias (Dicop) da Codemge, Diogo Oscar Borges Prosdocimi, falou sobre inovação e a busca por resultados diferentes. “Todos que participaram deste prêmio buscam inovação todos os dias, correm riscos e experimentam novas ideias. Nenhum planejamento, por mais capacitado que seja o técnico, necessita-se de abstração que não está na burocracia clássica. Para buscar uma ideia nova é preciso dizer não a tudo o que foi colocado. Então, muito obrigado, em nome dos cidadãos, por correrem riscos e experimentar e entregar soluções tão diferentes”, ressaltou.

Na avaliação do Diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Marcio Magalhães, todos (vencedores e aqueles que receberam menção honrosa) devem ficar muito felizes, pois são inovadores entre quase 300 propostas. “O que vocês estão fazendo é digno de orgulho e o maior reconhecimento de cada um dos cidadãos. Sou do Sebrae, falo de gestão, e digo que o País tem solução e deve fazer por meio do trabalho que vocês desenvolvem. Parabéns a vocês; parabéns à AMM e obrigado pela parceria”, frisou.

O deputado Rodrigo Lopes, presidente da Frente Parlamentar dos Municípios na ALMG, ressaltou a importância do prêmio para as equipes e gestores. “Os projetos nascem nos municípios e as equipes são fundamentais para auxiliar os prefeitos. Eu tive a honra, como prefeito de Andradas, de receber 10 premiações e a metade foram projetos de gestões anteriores, que demos continuidade. O prêmio é a coroação do trabalho de uma equipe e quem ganha é a população. Parabéns aos prefeitos e à AMM! Peço ao Sebrae e à Codemge que continuam incentivando as boas práticas”, ressaltou o deputado.

Sobre o Prêmio

Cumprindo a missão de impulsionar os municípios para a gestão eficiente, a AMM criou o Prêmio, em 2010, com o desafio de envolver a administração pública municipal na abertura de novos caminhos por meio da divulgação de práticas que foram bem-sucedidas, em municípios de todas as regiões de Minas Gerais.

O prêmio é promovido anualmente e destaca as prefeituras que tiveram iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública e contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos.

Os municípios premiados em 1º lugar, além de receber um troféu, poderão fazer, gratuitamente, dois cursos da Escola de Gestão Municipalista (EGM), para dois servidores do município, além de ter sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Noticias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.

Confira a solenidade na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sMJ4KsNjYRo

Congresso

Promovido anualmente pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o Congresso movimenta o cenário político mineiro, com a presença de autoridades, agentes municipais e políticos renomados para discutir questões essenciais relacionadas ao futuro das cidades e às eleições municipais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR