Empresas, empreendedores e cidadãos que precisam de aprovação da vigilância sanitária no projeto arquitetônico dos seus estabelecimentos agora podem fazer todo o processo de forma on-line. O serviço foi disponibilizado na plataforma Visa Digital, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O novo módulo, além de facilitar o envio dos documentos pelos usuários, eliminando a necessidade de deslocamentos, também vai agilizar a tramitação dos processos entre as Unidades Regionais de Saúde (URS) e o nível central da pasta, que, até então, era feita por meio físico, e, consequentemente, reduzir o tempo de retorno das avaliações.
Acesso ao serviço
O serviço Requerimento de Aprovação de Projeto Arquitetônico pode ser acessado no site: visadigital.saude.mg.gov.br.
Para fazer o login no sistema, é necessário ter conta cadastrada no portal de serviços do Governo Federal, GOV.BR.
O Visa Digital possui integração com a Junta Comercial (Jucemg) e com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG) e gera automaticamente a guia para pagamento da taxa de expediente (se houver).
O serviço está disponível para novas solicitações, incluindo as reapresentações para avaliação de estabelecimentos isentos de pagamento de taxa. Os processos em tramitação, que já tiverem a taxa paga, terão sequência e serão concluídos fora do Visa Digital.
Inicialmente, para este módulo, o sistema será para novas solicitações e para estabelecimentos isentos de pagamento de taxa. Os processos em tramitação que já tenham efetuado o pagamento da taxa deverão dar sequência na tramitação iniciada e serão concluídos fora do Visa Digital.
Visa Digital
Criado em novembro de 2023, o Visa Digital é um sistema de informações desenvolvido pela Vigilância Sanitária estadual como ferramenta de melhoria e modernização dos serviços, informatização e simplificação dos procedimentos, solicitações e consultas.
Desde o lançamento, o sistema disponibiliza o serviço de Solicitação de Alvará Sanitário, que tem a finalidade de licenciar as atividades econômicas de alto risco. Até o dia 25 de setembro de 2024, 1031 solicitações já haviam sido registradas e 413 alvarás sanitários foram emitidos por meio do Visa Digital.
Outros serviços
A Vigilância Sanitária estadual atua de modo complementar à União e aos municípios e presta outros serviços, como o cadastro de farmácias para manipulação, cadastro de drogarias e farmácias para comercialização de produtos específicos, termo de abertura e encerramento de livros de receituário geral de farmácia de manipulação, notificação de início de fabricação de produtos alimentícios dispensados de registros, e emissão de Certidão de Venda Livre para Exportação de Alimentos (CVLEA), entre outros, além de ser um canal de sugestões, denúncias e reclamações de estabelecimentos e produtos.
Para orientações sobre como solicitar os serviços e outras informações, acesse o Portal da Vigilância: vigilancia.saude.mg.gov.br.
As dúvidas, denúncias e reclamações devem ser enviadas no Fale Conosco da SES-MG: https://www.saude.mg.gov.br/fale-conosco.
Fonte: SES-MG
Assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, WhatsApp (31) 2125-2400.