Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Vice-presidente da AMM foi segundo entrevistado do podcast Prosa Mineira

A eficácia do trabalho da AMM como legítima representante dos municípios mineiros, a importância de receber o presidente da República para ouvir a pauta municipalista, os cuidados com as privatizações e os desafios dos prefeitos para conquistar recursos e sair do sufoco financeiro causado pela crise atual que atinge o País. Esses foram os destaques da segunda edição do podcast Prosa Mineira, no dia 9 de dezembro de 2025, no estúdio da AMMTV, em Belo Horizonte, com o 1º vice-presidente da AMM e prefeito de Iguatama, Lucas Vieira Lopes.

O segundo episódio, apresentado pela coordenadora de Comunicação da AMM, Thalita Marinho, frisou a importância do trabalho da Associação na condução das pautas municipalistas e na defesa dos municípios mineiros. “Quando olhamos para a história da AMM, para tudo o que ela conquistou este ano, percebemos que a entidade chegou à adesão de quase todos os municípios. É uma grande conquista. Quanto mais prefeitos, municípios unidos, maiores serão as nossas conquistas no âmbito do municipalismo”, reforçou o vice-presidente da AMM. 

O prefeito falou, também, sobre a maturidade à frente da gestão das cidades, uma vez que é preciso mudar a mentalidade das pessoas em relação às políticas públicas. “O que falta, hoje, é o dinheiro ficar nas cidades. O dinheiro fica com deputados e o recurso precisa estar nos municípios. Nós temos que ir a Brasília ficar pedindo dinheiro. E a gente precisa é fazer com que o dinheiro chegue às cidades.”

Na avaliação do prefeito, é preciso mostrar à população que o dinheiro dos tributos retorna a ela. “O cidadão não sente que o dinheiro retorna a ele, pois as estradas são esburacadas, ele fica meses na fila para um exame… Precisamos refazer o círculo vicioso do dinheiro para o cidadão sentir que o recurso dos tributos retorna para ele. Precisamos mudar a realidade política do Brasil.”

Desburocratização

A burocracia causada pela lentidão nos processos foi outro destaque do podcast. O político, atualmente, precisa ser versátil e ir aonde for preciso para conquistar os recursos para as cidades.

“Eu sofro muito porque a oposição fala – o Lucas não para na cidade. O município precisa de políticas públicas de verdade. Por isso, a gente vai à Assembleia, em Belo Horizonte, a Brasília. Infelizmente, é batendo de porta em porta, nos deputados, que poderemos voltar a Iguatama com políticas de qualidade.”

Iguatama

O município de Iguatama é um retrato da realidade das cidades mineiras e concentra, também, os principais desafios enfrentados pelos gestores. “Hoje, Iguatama não tem dívidas com fornecedores, somente com precatórios. Esse foi o meu maior desafio: trabalhar com dívida e sem dinheiro. Eu falo que Iguatama é pequena, mas com dívida de cidade grande.”

Privatização

O prefeito ressalta que é a favor dos processos de privatização, desde que sejam bem-feitos. No caso específico da Copasa, é necessário ouvir os prefeitos para conhecer, de perto, as demandas de cada cidade, dos moradores. “É preciso chamar os prefeitos para conversar. É no município que fica o esgoto, que a água acaba.”

Podcast

A Associação Mineira de Municípios (AMM) lançou o podcast Prosa Mineira no dia 5 de dezembro de 2025, criado para fortalecer o diálogo com gestores públicos municipais e ser  um canal de escuta ativa, troca de experiências e compartilhamento de soluções que impactam diretamente o cotidiano das prefeituras mineiras.

O episódio inaugural contou com a participação do presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, que abriu a série de entrevistas destacando a necessidade de aproximar ainda mais a entidade dos gestores municipais.

Para a estreia, o estúdio da AMM passou por um processo de modernização, com melhorias técnicas e estruturais que garantem mais qualidade à produção e reforçam o compromisso da entidade com a comunicação pública de excelência.

O podcast da AMM seguirá com episódios periódicos, abordando temas centrais da gestão municipal, como finanças, saúde, educação, infraestrutura, inovação e políticas sociais. A proposta é que o canal se torne uma referência na escuta das demandas municipais e na construção de soluções conjuntas entre os gestores mineiros.

Confira o segundo podcast aqui.

pt_BR
pt_BR