Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Termo de Aceite para o Cofinanciamento Federal das AEPETIs está disponível no sistema Sou SUAS – 2ª Etapa de Adesão

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informa que está disponível no sistema Sou SUAS o Termo de Aceite do Cofinanciamento Federal das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETIs), referente à segunda etapa de adesão

O Termo é instrumento fundamental para a retomada e o fortalecimento das políticas de prevenção e erradicação do trabalho infantil, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme regulamentação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Resolução nº 204/2025

Termo de Aceite 

O documento formaliza o compromisso e as responsabilidades dos entes federativos (estados, Distrito Federal e municípios) que aderem ao cofinanciamento federal para a execução das AEPETIs, fortalecendo a articulação intersetorial e a efetividade das ações de enfrentamento ao trabalho infantil.

A adesão deve ser feita pelo gestor (a) da Assistência Social, por meio do preenchimento eletrônico do Termo de Aceite no sistema Sou SUAS, disponível em: https://sousuas.mds.gov.br, com senha Gov.br

Base legal e prazo de adesão – 2ª etapa

A retomada do cofinanciamento das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi pactuada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), por meio da Resolução CIT nº 25/2025, e aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), conforme a Resolução nº 204, de 15 de agosto de 2025.

Os normativos estabelecem que, caso os municípios inicialmente elegíveis não realizem o aceite do cofinanciamento dentro do prazo definido, os entes subsequentes no ranqueamento, conforme os critérios técnicos pactuados, serão convocados para formalizar a adesão, respeitada a ordem de classificação em cada unidade da federação. 

Cronograma da 2ª etapa de adesão: 

Abertura: 5 de janeiro de 2026 
Encerramento: 31 de janeiro de 2026 
AEPETIs: eixos e prioridades 

As ações estratégicas do PETI são estruturadas em cinco eixos: 

Informação e Mobilização
Identificação 
Proteção Social 
Apoio à Defesa e Responsabilização 
Monitoramento 

Na execução das ações, os entes federativos devem priorizar, entre outras, as seguintes situações: 

Crianças e adolescentes em logradouros públicos e áreas degradadas; 
Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, quando configurado trabalho infantil; 
Crianças e adolescentes em contextos de emergência (migração, refúgio, eventos climáticos, crimes ambientais); 
Trabalho infantil digital; 
Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE); 
Exploração sexual; 
Principais incidências de trabalho infantil identificadas no território. 1

Todo trabalho infantil identificado deve ser registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e nos demais sistemas oficiais do SUAS. 

Quem é elegível e quais são os valores 

A retomada do cofinanciamento priorizou 1.000 municípios, totalizando 1.038 entes federativos elegíveis, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal

O Termo de Aceite exige a manifestação do Conselho de Assistência Social, com o preenchimento obrigatório dos campos:

– Data da reunião; 
– Número da Ata; 
– Número da Resolução.

O acesso ao sistema Sou SUAS é feito exclusivamente pelo(a) gestor(a) municipal de Assistência Social ou pelo adjunto cadastrado na Rede SUAS, por meio de autenticação via Gov.br. O Conselho Municipal de Assistência Social não possui acesso ao sistema.

As ações serão monitoradas por meio do Sistema de Monitoramento do PETI (SIMPETI), com preenchimento quadrimestral pelos entes federativos. 
Resolução CNAS nº 204/2025 reforça o papel dos Conselhos de Assistência Social no acompanhamento e controle social das AEPETIs, devendo os órgãos gestores apresentar relatórios anuais com informações qualitativas, quantitativas e de execução orçamentária e financeira. 

Dúvidas e orientações: cgmse@mds.gov.br e (61) 2030-3399.

Assessora técnica de Assistência Social e Direitos Humanos da AMM, Andréa Braz, WhatsApp (31) 2125-2400.

  1. ↩︎