Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Termina no dia 31 de outubro a Campanha de multivacinação para proteger crianças e adolescentes

Atualizar a caderneta de vacinas, reduzir riscos de doenças imunopreveníveis e fortalecer a proteção coletiva. Esse é o objetivo da Campanha de Multivacinação 2025, que se encerra no dia 31 de outubro.

O público prioritário dessa estratégia são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, todos os responsáveis devem levar a caderneta para conferência. Nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis vacinas como:

– BCG,
– hepatite B,
– poliomielite,
– rotavírus,
– meningocócica C,
– febre amarela,
– tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola),
– HPV.

Segurança

Profissionais de saúde reforçam a segurança das vacinas. A enfermeira Fernanda Cristina, do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante em Belo Horizonte, lembra que “as vacinas passam por rigorosos testes de segurança e previnem doenças graves, como sarampo, poliomielite, tétano, HPV e meningite”.

Cobertura

A campanha ocorre em um contexto de recuperação das coberturas vacinais em Minas. Dados parciais de 2025 mostram que o estado já aplicou mais de 11 milhões de doses, superando o total registrado em 2024.

Com investimentos, inovação e a parceria dos municípios, a SES-MG reforça que a multivacinação é a oportunidade para atualizar o cartão, proteger cada pessoa e reduzir o risco de circulação de doenças. Afinal, quanto mais gente vacinada, menor a chance de surtos.

Saiba mais sobre o assunto aqui.

Leia também: Lançada campanha nacional de vacinação para proteção de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade