Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Setembro Verde reforça a importância do respeito à pessoa com deficiência e da acessibilidade em todos os espaços

Combater preconceitos e reforçar a importância do respeito e da acessibilidade em todos os espaços, dentro e fora do esporte. Este é o objetivo da campanha Setembro Verde – contra o capacitismo, iniciativa do Ministério do Esporte, que marca o mês da inclusão da pessoa com deficiência.

O Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, número que corresponde a 7,3% da população com dois anos ou mais, segundo dados do IBGE. Apenas no primeiro semestre de 2024, foram registradas mais de 74 mil denúncias na Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

A campanha

Durante todo o mês, o Ministério do Esporte vai promover ações educativas nas redes sociais, oficinas internas e workshops, com foco em conscientização, valorização do paradesporto e combate a atitudes discriminatórias. Entre as datas de destaque estão o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) e o Dia Nacional do Paradesporto (22/9).

A campanha reforça um ponto central: inclusão não é favor, é direito. Por isso, todos os materiais terão recursos de acessibilidade e contarão com o protagonismo de pessoas com deficiência na construção das mensagens.

Além de mobilizar a sociedade civil, atletas e entidades esportivas, a iniciativa também pretende envolver outros órgãos do governo federal, parlamentares e imprensa.

Fonte: Ministério do Esporte

Assessor técnico de Cultura, Esportes e Turismo da AMM, Ramon Diniz, WhatsApp (31) 2125-2400.

pt_BR
pt_BR