Cuidados com a saúde física, busca por apoio e equilíbrio emocional, bom planejamento do cartão de vacina, alimentação saudável e prática de atividade física. Essas são questões apontadas pelos órgãos oficiais como hábitos necessários para a garantia da boa saúde. Neste mês, quando é lembrada a campanha “Setembro amarelo”, a AMM convida a todos a uma reflexão sobre a garantia da vida.
O Instituto nacional do Câncer publicou uma cartilha “Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global. Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira” (leia aqui), com evidências e recomendações do INCA para a prevenção de câncer.
Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir o câncer.
A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e incluir alimentos regionais. Além disso, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas nem cigarros ajudam a evitar a doença.
Além do câncer, essas dicas são valiosas, também, para evitar Acidente Cerebral Vascular, problemas com glicose alta, desequilíbrio do colesterol e hipertensão.
Outra dica para a valorização da vida é a de manter o cartão de vacina sempre em dia. Vacinas contra covid, gripe, menigite, HPV, hepatite, entre outras, estão na lista de prioridades do Ministério da Saúde como a melhor forma de prevenção a doenças graves e, consequentemente, óbitos. Procure o posto de saúde mais próximo e atualize o seu cartão de vacinas.
Além dos cuidados com a saúde, que ajudam muito no combate à depressão, os apoios psicológico e psiquiátrico são fundamentais. O SUS oferece um trabalho de apoio às pessoas que precisam. Procure o posto de saúde mais próximo e marque uma consulta.
Campanha nacional
O Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil promove essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no País.
Nesse sentido, em sua nona edição, o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. Vale ressaltar que a campanha é desenvolvida durante todo o mês de setembro, mas o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10/09 e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A sua vida deve estar, sempre, em primeiro lugar.
Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188, chat ou e-mail.
Saiba mais sobre o assunto na cartilha “Informando para prevenir”. Clique aqui: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14
Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.