A Associação Mineira de Municípios (AMM) promove, no dia 30 de novembro de 2022, o seminário “Análise e construção do plano de ações estratégicas dos indicadores do Previne Brasil”, das 8h30 às 18h, no Hotel Ramada (Avenida Álvares Cabral, 967, Lourdes, Belo Horizonte, MG). As inscrições já estão esgotadas, mas os interessados podem assistir ao evento, na íntegra, pelo canal do Cosems no Youtube. Clique aqui para acessar.
Ao longo da programação, secretários, técnicos e coordenadores municipais de saúde terão acesso a palestras, oficinas e grupos de discussão. “O objetivo do evento é melhorar os indicadores para os municípios não perderem recursos, pois os repasses estão vinculados às metas. Além disso, será importante para esclarecermos as dúvidas sobre o programa, formas de repasse e modelo de financiamento, de forma prática e objetiva para auxiliar os gestores e servidores públicos no dia a dia”, afirma a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho.
O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, reforça a importância do seminário para reafirmar o compromisso da gestão da entidade de investir na capacitação dos prefeitos, secretários, gestores e servidores públicos municipais como forma de melhorar ainda mais a eficácia da gestão pública. “E, como médico, vejo o evento como uma oportunidade de termos um olhar mais apurado à área de saúde, tanto na melhoria dos mecanismos de repasses e investimentos quanto na qualidade do serviço prestado à população”, ressalta o presidente da AMM.
O evento promovido pela AMM e o Cosems conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo de Minas e do Conasems; e com patrocínio do Hospital São Lucas, da TéchneCare e da Viver Sistemas.
Programa
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.
Programação do seminário
8h30: Credenciamento e café de boas-vindas
9h: Abertura, com Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro – prefeito de Coronel Fabriciano e Presidente da Associação Mineira de Municípios; Camila Moreira Castro – Subsecretária de Políticas e Ações em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais; Cristiane Martins Pantaleão – Vice Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Eduardo Luiz da Silva – Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras e Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG).
09h45 às 10h45: Apresentação dos indicadores e as principais dificuldades para alcançá-los. Palestrantes: Michael Luiz Diana de Oliveira, Diretor Substituto do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde; Marcela Alvarenga de Moraes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Bárbara Leão, Diretoria de Políticas de Atenção Primária à Saúde,Superintendência de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
10h45 às 12h15: Apresentação de cases de sucessos pelos municípios: Alcance dos indicadores.
10h45 às 11h45: Município de Piranga: Indicadores 1, 2, 3, 4 e 5, com Isabel Cristina de Souza Pereira – Secretária Municipal de Saúde, e Paulo Cezar Rezende de Araújo – Coordenador da Atenção Básica.
11h45 às 12h15: Município de Coronel Fabriciano: Indicadores 6 e 7, com Ricardo Cacau Melo – Secretário Municipal de Saúde, e Tatiana Cunha França – Coordenadora da Atenção Básica.
12h15 às 13h30: Almoço
13h30 às 15h20: Formação dos grupos e criação do plano de ação para cada indicador. Cada grupo irá trabalhar com um indicador.
15h20 às 15h40: intervalo
15h40 às 18h00: Apresentação dos planos de ação de cada grupo
15h40 às 16h: Apresentação grupo do indicador 1
16h às 16h20: Apresentação grupo do indicador 2
16h20 às 16h40: Apresentação grupo do indicador 3
16h40 às 17h: Apresentação grupo do indicador 4
17h às 17h20: Apresentação grupo do indicador 5
17h20 às 17h40: Apresentação grupo do indicador 6
17h40 às 18h: Apresentação grupo do indicador 7
18h: Encerramento
Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo whatsapp (31) 2125-2400.