Mais de 2.500 participantes, incluindo 1.300 vereadores, se reuniram em Belo Horizonte para debates, capacitação e fortalecimento do municipalismo
Depois de três anos sem ser realizado, o Congresso Mineiro de Vereadores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), retornou em grande estilo. O 11º encontro, nesta terça-feira (11/11), no Expominas, em Belo Horizonte, reuniu mais de 2.500 participantes, entre eles 1.300 vereadores de todas as regiões de Minas Gerais, em um evento voltado à integração, troca de experiências e fortalecimento do municipalismo.
O congresso, realizado em parceria com o Sebrae Minas e com apoio de entidades representativas do Legislativo municipal, marcou a retomada da aproximação entre a AMM e os legisladores locais, reafirmando a importância do diálogo entre prefeitos e vereadores na construção de políticas públicas mais eficazes.
A programação incluiu painéis técnicos, palestras e oficinas sobre temas como inovação na gestão pública, transparência, sustentabilidade, educação e saúde. O presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, ressaltou a relevância do encontro e o papel estratégico dos vereadores.
“Esse diálogo com os vereadores mineiros é essencial. A aproximação entre Legislativo e Executivo é fundamental para que as cidades avancem e as políticas públicas cheguem de forma eficiente à população. Este é um momento de troca, capacitação e aprimoramento para que os municípios de Minas ofereçam um serviço público cada vez mais eficiente e de qualidade”, destacou.
Posse das diretorias temáticas da AMM
Um dos momentos de destaque do congresso foi a posse das Diretorias Temáticas da AMM, que fortalecem a representatividade municipal em áreas estratégicas como meio ambiente, assistência social, turismo, desenvolvimento econômico e tecnologia.
A cerimônia contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite; o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro; e o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido.
AMM discute novo modelo de regulação da saúde com o Estado
Durante o congresso, a diretoria da AMM se reuniu com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, para debater mudanças na regulação do acesso à saúde em Minas Gerais. O novo sistema, apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), prevê uma regulação unificada para todo o estado, com integração de dados e padronização dos fluxos de atendimento.





