A segunda edição do AMM nas Micros aconteceu na manhã desta quinta (9), em Uberlândia, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), com a presença de mais de 130 participantes, reunindo prefeitos e servidores municipais de 17 municípios da região. O projeto percorrerá todas as microrregionais de Minas Gerais durante este ano de 2023.
“Queremos tornar a Associação Mineira de Municípios ainda mais próxima das microrregionais do estado. Os problemas dos municípios são exatamente os mesmos, o que muda é a magnitude. Então, temos que estar preparados para enfrentar esses problemas. Meu perfil de trabalhar a gestão pública é por meio da capacitação, então trazer essa capacitação para as micros é importante, porque deslocar os servidores para Belo horizonte é um transtorno muito grande, além dos custos ”, destaca o presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.
Na mesa de abertura, o presidente esteve acompanhado do presidente da AMVAP e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro; do vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, representando o prefeito, Odelmo Leão; e dos diretores regionais da AMM, prefeito de Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha (Xexéu) e o prefeito de Tupaciguara, Francisco Lourenço Borges Neto. Os prefeitos de Romaria, Cascalho Rico e Araguari também compareceram ao evento.
“Sairemos abastecidos de grandes informações deste evento, para que possamos compartilhar com cada cidade, cada colaborador das nossas prefeituras, o conhecimento adquirido hoje. Em nome do Dr. Marcos Vinicius, queremos agradecer à AMM por essa atitude de aproximação com as micros. Acho fundamental estarmos próximos para termos condições de melhorar cada vez mais a gestão pública nas nossas cidades”, destacou o presidente da AMVAP, Lindomar Amaro.
Representando o prefeito de Uberlândia, o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira, também destacou a importância do evento para a região. “A AMM presente na nossa cidade, na nossa região, promovendo uma ação integrada com os municípios e capacitando os nossos servidores, é muito importante para que possamos uniformizar as ações e estarmos sempre integrados. Parabéns essa iniciativa”, disse.
Capacitação
Seguindo a proposta do AMM nas Micros, de oferecer palestra e curso sobre o tema escolhido por cada microrregional, em Uberlândia, o assunto da palestra foi “Improbidade administrativa – aplicações na administração pública”, com Flávio Boson, desembargador do TRF6. “Quero agradecer ao convite feito pela AMM, além de enaltecer a iniciativa de buscar viajar por todas as regiões do estado e promover capacitação dos gestores municipais. Tratei sobre improbidade administrativa e as recentes alterações na legislação, acho que é muito válido no sentido de que, agora, na função de magistrado, antes de buscar a punição, buscar promover a capacitação e a melhora da condição dos gestores públicos, para que o poder judiciário não venha a intervir na gestão, para que ela possa acontecer naturalmente, entregando o melhor serviço ao cidadão”, enfatizou o desembargador.
O evento conta ainda, com o curso gratuito da Escola de Gestão Municipalista (EGM) da AMM, nos dias 9 e 10, sobre os “Aspectos essenciais da nova Lei de Licitações – Lei 14.133/2021”.
O diretor regional da AMM, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha (Xexéu), destaca a importância da capacitação e do apoio que a AMM oferece aos municípios. “Nós precisamos evoluir na gestão, e a AMM trazer os cursos da EGM até o interior nos fortalece como administração e o resultado final é o benefício para a população. Estamos aqui para agradecer o presidente, que teve esse olhar para as regiões mais distantes da capital e tenho certeza que a Associação sairá fortalecida como nunca dessa empreitada”.
“Trazer a AMM para o interior, com a expertise que temos atualmente, em termos de capacitação por meio da EGM, é muito importante. A capacitação tem que chegar a todos. Hoje estamos no triângulo mineiro, berço do associativismo, mas nossa jornada continua, em março estaremos na Zona da Mata, e, em abril, no Jequitinhonha. Seguimos em frente”, destacou o presidente da AMM.
AMM nas micros
Aproximar a AMM das microrregionais é o objetivo deste novo projeto da Associação, que tem como missão apoiar as pautas específicas de cada região do Estado; organizar eventos de capacitação dos servidores municipais por meio de palestras com especialistas em gestão pública; além de auxiliar na conquista de projetos e recursos para os municípios da área de abrangência de cada microrregional.
“Este projeto fortalece ainda mais o nosso compromisso de estar em todos os cantos das Minas Gerais, levando capacitação de qualidade aos gestores, servidores públicos e vereadores com foco no desenvolvimento dos municípios, por meio da melhoria da qualidade do serviço prestado à população”, reforça o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.Mais informações e inscrições sobre os cursos na https://central.amm-mg.org.br