Nesta segunda-feira (12), em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, Jarbas Soares Júnior tomou posse no cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais para o biênio 2023/2024, no Grande Teatro do Palácio das Artes. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, participou da solenidade, que contou com a presença do governador Romeu Zema e de autoridades políticas e de diversas esferas governamentais.
“Estamos muito felizes com a posse do Dr. Jarbas e sua recondução ao cargo de Procurador-Geral de Justiça. Esse municipalista nato, que tem feito a diferença para o bom diálogo e a boa política no estado de Minas Gerais. Parabéns e leve o abraço fraterno dos 853 municípios de Minas Gerais pela sua posse”, disse o presidente da AMM.
Aos prefeitos e municipalistas, Dr. Jarbas Soares Júnior agradeceu a presença dos prefeitos que estiveram na posse e o apoio de todos. “Quero dizer que estamos trabalhando junto com os municípios, com os prefeitos, pessoas eleitas pelo povo, honestas e que se dedicam ao serviço público. Contem com a Procuradoria-Geral de Justiça, comigo pessoalmente e com o Ministério Público. Vamos naquela linha, menos ações, mais soluções”, destacou.
Cerimônia
Após a assinatura do termo de entrada em exercício, Jarbas Soares Júnior assumiu a presidência da cerimônia, empossado como procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais para o biênio 2023/2024. Jarbas Soares Júnior, que foi procurador-geral de Justiça no biênio 2021/2022, tendo sido reconduzido ao cargo, iniciou seu discurso afirmando que foi, por quatro vezes, eleito à lista tríplice pelos membros do MPMG e nomeado pelo governador do Estado para exercer o cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais.
Ele destacou a importância da democracia para a vida em sociedade, por ser instrumento de garantia de direitos e fortalecimento da justiça. “Não há outro caminho fora da democracia. Atormenta-nos ver essa mesma democracia ser contestada, confrontada por multidões enfurecidas e extremadas. Atentar contra a democracia é acinte, é menoscabo, é lesa-a-pátria”, disse. E, ainda, acrescentou: “a nossa instituição, ao lado do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, é um dos pilares da democracia. Não podemos fugir das balizas do Estado de Direito”.
Jarbas Soares Júnior agradeceu a presença das autoridades, dos colegas, familiares e amigos, e afirmou que o Ministério Público seguirá na missão de defender os direitos fundamentais, de proteger os direitos humanos, o meio ambiente, os direitos das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência; seguirá combatendo o racismo e o preconceito, a violência contra a mulher; zelará pelo patrimônio público e o patrimônio cultural. “Somos a voz dos fracos, dos desvalidos. Somos o Estado no Processo Penal, o fiscal dos direitos civis, o equilíbrio nas relações de consumo, a voz das minorias na democracia quando violadas”, concluiu.
Encerrando a solenidade, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou que estar à frente de um órgão ou instituição pública é uma grande responsabilidade, mas também a chance de transformar o trabalho em soluções para os problemas da população. Ele afirmou que novos desafios irão se impor, mas com experiência e trabalho, tem esperança de juntos, Governo e MPMG, promoverem melhorias ainda mais representativas para os mineiros.
Com informações do MPMG