A Adesão ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) é um procedimento operacional e digital, feita por gestores estaduais e municipais, que propicia o reconhecimento dos compromissos de cada ente federado em relação ao Programa Bolsa Família e ao Cadastro Único. Por meio da Adesão, estados, municípios e Distrito Federal se corresponsabilizam pela gestão descentralizada.
Nos municípios, além da gestão do Programa, que envolve gestão de benefícios, gestão de condicionalidades, articulação com vigilância socioassistencial e com os serviços socioassistenciais, é necessário fazer a gestão do Cadastro Único, cadastrar e atender diretamente às famílias, que precisam ser informadas sobre o cadastro, os benefícios, ter problemas resolvidos e dúvidas esclarecidas.
E são as equipes que atendem nos CRAS, Postos do Cadastro Único e demais unidades da Assistência Social que prestam esses atendimentos. Por isso, a Adesão Municipal é fundamental para garantir continuidade ao atendimento às famílias.
O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) é uma aplicação on-line, segura e identificada, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), em conjunto com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI). Trata-se de uma importante ferramenta de gestão que favorece a interação entre os entes federativos e qualifica a gestão descentralizada do Programa Bolsa Família.
Conforme determinado pela Portaria MDS nº 1.030, de 7 de novembro de 2024, está disponível a aba do Sistema de Adesão para que municípios, estados e DF façam a Adesão ao Programa Bolsa Família e ao Cadastro Único.
Acesse AQUI o Passo a Passo da Adesão e siga as etapas de forma simples e ágil.
Mais informações com a assessora técnica de Assistência Social e Direitos Humanos da AMM, Andréa Braz, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.