Evento de três dias oferece capacitação e preparação para os desafios da administração municipal
Nesta segunda, 24 de fevereiro, a Associação Mineira de Municípios (AMM) iniciou a quinta edição do projeto “Governança 4.0 – Imersão com prefeitos eleitos” na Casa Geraldo, em Andradas, com o objetivo de preparar os gestores que assumiram as prefeituras no início de 2025 para os desafios dos mandatos. O evento, liderado pelo presidente da entidade, Dr. Marcos Vinicius, vai até quarta, 26 de fevereiro.
O encontro reuniu cerca de 30 prefeitos da região com palestras e orientações essenciais para que possam garantir aos seus municípios uma gestão moderna, eficiente e inovadora. “A implementação eficaz de políticas públicas depende do engajamento dos gestores públicos, especialmente dos prefeitos. Por isso, pensamos nessa imersão de três dias, porque, para fortalecer o desenvolvimento local, é crucial preparar e capacitar esses líderes. Nestes três dias, queremos aprimorar as habilidades e estratégias dos novos prefeitos mineiros para uma gestão eficaz”, destacou o presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius.

Em seu discurso, a prefeita anfitriã, Margot Pioli, enfatizou a importância da AMM em relação à capacitação dos gestores, levando também esse tipo de evento para o interior. “A AMM nos oferece não apenas a batalha pelas questões municipalistas, mas mais que isso, é o que ela oferece em termos de qualificação, de proporcionar aos prefeitos e aos seus secretários capacitação da melhor qualidade para que a gente possa enfrentar dificuldades que, eventualmente, a administração pública possa vir a ter.”
Na abertura, o presidente da AMM nomeou a prefeita anfitriã e presidente da AMARP, Margot Pioli, para ser a representante das 68 prefeitas mineiras na entidade. “Eu espero que a gente, juntas, possa fazer um belo trabalho pelo nosso estado. E nós somos em 68 prefeitas. Então, o nosso trabalho é bem árduo. Queremos convencer as mulheres também a assumir uma posição, mas não só de prefeitas, e sim de mulheres empreendedoras, como a nossa palestrante, Luciana Balbino, que fará uso da palavra aqui para nos ensinar um pouquinho sobre empreendedorismo”, disse.
Também compuseram a mesa de abertura os representantes das entidades parceiras e presidentes de microrregionais e consórcios intermunicipais: o prefeito de Ipuiuna e presidente do consórcio CISAMESP, Elder Oliva e o prefeito de Caldas e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (CISSUL-SAMU), Ailton Pereira Goulart.
Empreendedorismo
Após a abertura, a primeira palestra da imersão foi a citada pela prefeita Margot, com Luciana Balbino, empresária, condutora de turismo e líder comunitária, que abordou o tema “Empreendedorismo que transforma pessoas e municípios”. Eleita uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio pela revista Forbes, Luciana é conhecida nacionalmente por transformar a realidade do interior da Paraíba por meio de diversos projetos comunitários, como o Restaurante Rural Vó Maria, na cidade de Areia, que serve pratos cultivados na própria comunidade, trazendo benefícios econômicos para cerca de 200 famílias.
“Quisemos demonstrar que o segredo é fomentar o que temos dentro das nossas cidades, fomentando os pequenos negócios, abrindo a mente dos senhores. Porque o segredo não está em trazer uma grande indústria, mas descobrir o potencial e incentivar os pequenos negócios dentro da nossa cidade pra fazer circular os recursos dentro do nosso território. Porque às vezes, uma grande indústria gera empregos, mas os recursos não ficam na cidade, e nos negócios locais, a roda gira dentro do município”, disse o presidente da AMM, após a palestra de Luciana.
Gestão
Na segunda palestra, o presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, apresentou o case de sucesso da sua gestão em Coronel Fabriciano, município no Vale do Aço, que foi administrado por ele nos últimos oito anos. Ele reforçou a relevância da capacitação da equipe e do cumprimento de um bom planejamento estratégico como fórmula de sucesso da gestão. Ele também destacou a importância de sistematizar todas as áreas das prefeituras, priorizando o controle das ações como um todo.
Dr. Marcos também alertou os prefeitos sobre a recessão que vêm batendo às portas das prefeituras neste ano. “Segure as contas, aproveite 2025 para construir uma boa equipe, fazer um planejamento, pois não importa o tamanho do seu município. Importa para onde vai o dinheiro da prefeitura. Qual o custo dos projetos apresentados pelos secretários? É sustentável? É melhor não começar um serviço do que precisar parar o processo”, reforçou.
Programação
O evento segue nos próximos dois dias, com palestras sobre governança, desenvolvimento e gestão. Acompanhe o Portal AMM e as redes sociais da entidade.