Minas Gerais se consolida, mais uma vez, como protagonista do turismo sustentável e de experiência no Brasil. Das oito vilas brasileiras selecionadas para concorrer ao prestigiado prêmio “Melhores Vilas Turísticas”, promovido pela ONU Turismo, três estão em território mineiro: Delfinópolis, Grão Mogol e Conceição de Ibitipoca. O reconhecimento destaca a força do interior de Minas como local de exuberantes paisagens naturais, práticas culturais centenárias e a doce hospitalidade. Além das vilas mineiras, foram indicadas Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).
Para o Presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, o resultado reforça o potencial turístico dos municípios mineiros. “Minas são muitas. É um estado plural, que reúne rico artesanato, famosa culinária, lindas paisagens e desenvolvimento econômico, principalmente, por meio da agropecuária. Fico muito feliz com a novidade e coloco a AMM sempre à disposição para auxiliar os gestores e alavancarmos, juntos, o turismo nas Minas Gerais”, afirma Falcão.
A premiação da ONU Turismo tem como objetivo reconhecer destinos rurais que adotam práticas sustentáveis e contribuem para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.
“Esse resultado confirma que Minas tem um papel central na construção do turismo de futuro: sustentável, enraizado na cultura local e comprometido com o bem-estar das comunidades”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Os municípios
Delfinópolis, localizada na região da Serra da Canastra, no Centro-Oeste do Estado, é conhecida como “paraíso ecológico”, por causa das matas ciliares que abrigam diversas espécies em extinção. As cachoeiras são o principal atrativo do município. As mais famosas são a Claro, com quatro quedas; do Luquinha, com três quedas; e Paraíso, com seis quedas.
“É com muita alegria que Delfinópolis celebra estar entre as oito vilas brasileiras selecionadas para representar o Brasil na premiação internacional Onu Turismo. Esta conquista é de toda a nossa comunidade, que cuida, com amor, de nossa cultura, da natureza e da nossa identidade canastreira. Delfinópolis representará o Brasil no cenário global. É um orgulho imenso mostrarmos que estamos no caminho certo, promovendo um turismo sustentável, que valoriza nossas raízes e protege nosso meio ambiente. Como prefeito da minha querida e amada terra, tenho certeza que vamos conseguir este selo para o nosso município, pois Delfinópolis tem um potencial gigantesco. Muito obrigado”, salienta o prefeito Pedro Paulo Pinto.
A cidade de Grão Mogol, no final do século XVII, foi o destino de garimpeiros do mundo todo. Depois, a exploração mineral acabou alavancando o crescimento da cidade, que chegou a estar entre as mais importantes cidades da região Norte de Minas Gerais. O destino ainda preserva as construções e manifestações culturais da época da mineração.
“Com 167 anos de emancipação política, um acervo arquitetônico riquíssimo, com uma das 10 igrejas mais bonitas de todo o Estado de Minas Gerais, o maior presépio a céu aberto do mundo, uma culinária maravilhosa, um povo acolhedor e belezas naturais estonteantes, a nossa querida Grão Mogol, cravada no Norte do Estado, na Cordilheira do Espinhaço, se apresenta como uma das representantes do Brasil no prêmio”, afirma o prefeito Diêgo Antônio Braga Fagundes.
Charmoso distrito do município de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, Conceição de Ibitipoca é conhecido pela atmosfera rústica, tranquilidade e natureza exuberante. Situado nas proximidades do Parque Estadual do Ibitipoca, o vilarejo atrai visitantes em busca de trilhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego, como a Janela do Céu e a Cachoeira dos Macacos.
‘Alô, Ibitipoca, estamos concorrendo à vila mais charmosa do mundo. Venham todos participar deste momento tão importante da nossa vila histórica, o nosso lugar sustentável, com tanta natureza. Estamos concorrendo e vamos ganhar. A nossa vila merece: temos história, temos sustentabilidade, temos natureza, temos tudo. E cada vez mais charmosa a nossa vila ficará. Conto com vocês”, reforça a prefeita Elenice Delgado.
Os vencedores serão anunciados em novembro de 2025, durante a Assembleia Geral da ONU Turismo.