Organização das ações e financiamento da Assistência Farmacêutica

MODELO: Online

DATA: 02 e 03 de agosto de 2023

OBJETIVO: Fornecer aos responsáveis pela gestão do cuidado e da assistência farmacêutica ferramentas para organizar e financiar as ações e serviços municipais dessa política específica.

PÚBLICO-ALVO: Trabalhadores, usuários e gestores do SUS da área de farmácia, contabilidade e tesouraria. Consórcios Intermunicipais de Saúde e demais interessados no tema.

METODOLOGIA: Aula expositiva e dialogada com uso de plataforma Zoom e ferramentas.

CARGA-HORÁRIA: 16 horas online divididas em quatro módulos de 04 horas.

PROFESSOR(A): Carla Albert: Exerce cargo de Especialista em Saúde na SES-RS. Professora nas Esp. de Saúde Pública na Escola Pública de Saúde do Estado do RS. De 2015 a 2022 foi supervisora e técnica de nível pleno na Área Técnica da Saúde da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). É Doutoranda no PPG de Saúde Coletiva da UFSC. É Doutora em Psicologia Social (PPGP/PUCRS), Mestre em Economia do Desenvolvimento (PPGE/PUCRS) e Bacharel em Administração (FARGS/ Estácio de Sá). Integrou os Comitês de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas/ UFRGS (CEP/ HCPA/ UFGRS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. De 2018 a 2020 foi conselheira titular Municipal de Saúde (segmento usuários). Atualmente é suplente pelo mesmo segmento. Atua e pesquisa no campo da Saúde & Municípios: (a) Planejamento, Descentralização, Financiamento (b) Controle Social; (c) Atenção à Saúde – análise de Redes, Ações e Estratégias Federais; microprocessos de trabalho; (d) Judicialização da Saúde e (e) Análise legislativa.

INVESTIMENTO: Municípios afiliados: R$ 500,00 / Público em geral: R$ 1000,00

PROGRAMAÇÃO – PRIMEIRO DIA:

8h: Módulo I: Estrutura legal e administrativa da gestão do uso de medicamentos.

– Resgate do papel do uso de medicamentos dentro do SUS, apresentado sobre o ponto de vista legal e administrativo. Apresenta a melhor maneira de inserir esta função no organograma de uma Secretaria Municipal de Saúde e quais as consequências da má gestão do uso de medicamentos.

12h: Intervalo para almoço

13h: Módulo II: Processo da gestão do uso de medicamentos.

– Serão apresentados os processos logísticos e clínicos da gestão do uso de medicamentos, por meio de exemplos práticos de como estes processos funcionam e pode ser aprimorado.

17h: Encerramento do primeiro dia.

PROGRAMAÇÃO – SEGUNDO DIA:

08h: Módulo III: Planejando ações para melhorar a gestão do uso de medicamentos.

– Será apresentada uma matriz de indicadores organizacionais, operacionais e de sustentabilidade, além de um enfoque especial na construção da política de medicamentos no município, indicando a importância de comissões específicas e da inclusão do tema no Plano Municipal de Saúde.

12h: Intervalo para almoço

13h: Módulo IV: Financiamento das ações, serviços, estrutura e organização da Assistência Farmacêutica.

– Serão apresentadas todas as maneiras de captação de recursos para organização, educação permanente, execução das ações e serviços da AFB, melhoria de infraestrutura e de garantia da educação continuada dos profissionais que atuam na área. Além disso, será dado ênfase para como utilizar emendas parlamentares para a compra de medicamentos.

17h: Encerramento do curso.

INFORMAÇÕES:

Anaximandro – (31) 2125-2403 (anaximandro@amm-mg.org.br)

Edir – (31) 2125-2411 (edir@amm-mg.org.br) | Rayne – (31) 2125-2442 (eventos@amm-mg.org.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR