O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5 de junho, é a data central da Semana do Meio Ambiente e um dos marcos mais importantes para a reflexão sobre os desafios ambientais globais. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, o dia visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de proteger os recursos naturais, combater a degradação ambiental e promover ações sustentáveis. Em 2025, o tema reforça a urgência da cooperação entre governos, empresas e cidadãos para enfrentar as mudanças climáticas e preservar a biodiversidade para as futuras gerações.
Neste ano, o eixo Meio Ambiente foi um dos eixos da administração pública contemplados pela Associação Mineira de Municípios (AMM) no tradicional Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, entregue anualmente durante o Congresso Mineiro de Municípios. O prêmio homenageia as práticas inovadoras e projetos bem sucedidos das prefeituras de Minas Gerais, e, pela qualidade das iniciativas apresentadas, mostrou que as prefeituras mineiras estão sintonizadas com a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente.

O projeto “Viva Patos” foi o vencedor do eixo Gestão do Meio Ambiente. O programa da prefeitura de Patos de Minas, lançado em 2021, promove a adoção de equipamentos públicos, praças esportivas e áreas verdes por pessoas físicas, empresas e organizações da sociedade civil, visando à urbanização, conservação e manutenção desses espaços.
Desde sua implementação, o programa tem sido um sucesso, com 80 espaços públicos adotados e revitalizados, fortalecendo a participação comunitária, melhorando a qualidade de vida da população e promovendo a preservação ambiental e cultural da cidade.
“O Viva Patos é um projeto que foi desenvolvido quando chegamos à prefeitura de Patos para iniciar nossa gestão. Naquele momento, além dos desafios do auge da pandemia, da desestruturação de alguns serviços da saúde, da educação, das estradas rurais, iluminação pública precária, tínhamos muitos desafios e dívidas. Mas também tínhamos uma vontade muito grande de revitalizar os principais pontos da cidade, tornando-os mais atrativos para que as famílias pudessem frequentar, tornando a cidade mais verde, mais bonita”, frisou o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, que é o atual presidente da AMM.
De acordo com o prefeito, “como o cidadão percebe que o imposto está sendo pago, e que ele está realmente virando benefício, buscamos parcerias com a iniciativa privada para poder multiplicar os recursos e ampliar as nossas ações. Começamos a ter muito êxito nisso, um programa que era para ter a manutenção do canteiro, da grama, se tornou em reconstrução do Parque Municipal do Mocambo, da Lagoa Grande, da Lagoinha, de várias praças, de chafariz, de áreas verdes do município”.
A Menção honrosa do eixo meio ambiente foi entregue aos municípios de Montes Claros, pelo projeto Recicla aos montes, e São Gonçalo do Rio Abaixo, pela prática Sabão Ecológico.