Mudanças para a qualificação dos dados da Covid-19 no Estado de Minas Gerais

A partir do momento em que o eSUS e o Sivep passaram a ser alimentados prioritariamente, o atual cenário permite o monitoramento sistemático dos dados, por meio desses sistemas, a partir de 1º de janeiro de 2023

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) torna público o processo de atualização e refino da análise dos dados referentes aos casos confirmados e aos óbitos decorrentes da Covid-19. Desde o início da pandemia em 2020, em resposta à instabilidade dos sistemas de informação disponíveis à época, a SES-MG utilizou um formulário eletrônico (Formulário Covid) para coletar de forma mais ágil os dados referentes aos casos confirmados pela doença nos 853 municípios mineiros.

A ferramenta foi gerida pela então Sala de Situação e o preenchimento era feito diariamente pelas secretarias municipais de saúde. A adoção do Formulário justificou-se pela necessidade de celeridade no conhecimento da situação da Covid-19 no território estadual, subsidiando a publicação dos boletins diários divulgados pela SES-MG, para nortear a tomada de decisão e a priorização dos recursos disponíveis para enfrentamento da doença.

Considerando a evolução dos sistemas de informação oficiais (eSUS Notifica e Sivep Gripe) que passaram por melhorias ao longo dos últimos três anos, o monitoramento de dados para auxílio no combate à Covid-19, por meio do Formulário Covid, foi descontinuado no dia 31 de maio de 2023. A partir do controle da pandemia e, notadamente, a partir do momento em que os sistemas oficiais eSUS e Sivep passaram a ser alimentados prioritariamente, o atual cenário permite o monitoramento sistemático dos dados por meio desses sistemas, garantindo maior qualificação da informação. Dessa forma, os dados comunicados à SES-MG, até o ano de 2022, por meio do formulário Covid-19 serão mantidos como dados oficiais, e, a partir de 2023, serão consideradas apenas as notificações por meio do sistema oficial.

Logo, considerando a qualificação da base de dados do Estado, o número de casos confirmados que integrará os painéis, relatórios, boletins e demais publicações da SES-MG será composto por dados notificados nos sistemas oficiais eSUS-Notifica e no Sivep Gripe a partir de 1º de janeiro de 2023 e de dados do Formulário para os anos anteriores.

A SES-MG mantém o compromisso em divulgar informações assertivas e qualificadas pelos municípios para subsidiar os gestores de saúde na tomada de decisão frente ao cenário epidemiológico da Covid-19, identificado no território, assim como para as demais doenças de notificação compulsória.

Fonte: Jornalismo SES-MG

Leia também: Em agosto, o percentual de resultados detectáveis de SARS-CoV-2 passou de 4 para 9%

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR