Março Amarelo e Lilás alerta sobre os cuidados da saúde da mulher

O mês de março, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, é dedicado, também, aos cuidados com o sistema reprodutor feminino. A Campanha Nacional “Março Amarelo e Lilás” tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose – doenças que afetam as mulheres.

Março Amarelo

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta 176 milhões de mulheres, sendo mais de sete milhões somente no Brasil. A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo.

Março Lilás

Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha Março Lilás tem como intuito conscientizar a população sobre a prevenção e o enfretamento do câncer de colo do útero, que ocupa a quarta causa de morte de mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, nos últimos dois anos, o País tenha alcançado 16.710 novos casos da doença.

As alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante o exame preventivo.

Para evitar problemas, é indicado que as mulheres procurem o(a) médico(a) de confiança ou a unidade de saúde mais próxima, antes de sentir sintomas de qualquer doença. A prevenção pode salvar vidas!

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR