Nesta quarta, 22 de maio, a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios teve uma programação intensa de debates políticos e capacitação para os mais de 10 mil presentes. O presidente da AMM, e agora 1º vice-presidente da CNM, @drmarcos oficial, participou de diversos debates e painéis ao longo do dia.
Ações para o enfrentamento das mudanças climáticas, mercado de crédito de carbono, a pauta municipalista no Congresso Nacional, parcerias público privadas, reunião com prefeitos de todo o Brasil, foram algumas das pautas dos eventos que tiveram integrantes da AMM como participantes.
“Acho que a delegação de Minas Gerais está de parabéns, participamos de vários painéis e marcamos presença na Marcha. Tivemos hoje a questão da reforma tributária, com a discussão sobre a regulamentação das leis complementares. Tivemos também um painel muito interessante, que é a questão do crédito de carbono, como os municípios podem entrar para concorrer a esses valores. E tivemos também, novamente, o encontro com os parlamentares, principalmente com o senador Ângelo Coronel, com quem falamos nessa questão da PEC 66”, destacou Dr. Marcos.
O presidente da AMM destaca ainda o sucesso da Marcha. “Eu acho que só a questão da desoneração, a gente ter chegado a um entendimento, eu já a considero um sucesso. E nós temos que lembrar também que a Marcha tem esse caráter de reivindicatório, mas ela também tem a parte de capacitação. Nós tivemos aqui oito arenas, com mais de 40 temas em debate. Então, isso faz realmente a outra parte da marcha, que é a parte de capacitar os prefeitos e prefeitas, vereadores e todos os agentes públicos que participam desse importante momento para o municipalismo”, completa.
Além disso, a participação feminina na política e a atuação das primeiras-damas, discutidas pelo Movimento das Mulheres Municipalistas (MMM) foram painéis que contaram com a participação da AMM.
O estande da AMM também bombou durante esta quarta, com a presença de muitos prefeitos mineiros, além de vereadores e participantes da Marcha.
Ainda nesta quarta, o presidente da AMM concedeu entrevista ao jornal O Tempo, para o programa Café Com Política, que vai ao ar na sexta-feira, às 8h30, na rádio O Tempo FM. Não perca!