“Ser líder é saber ouvir, tocar as pessoas e buscar soluções para os problemas reais. Parabenizo o presidente Marcos Vinicius pelo trabalho excepcional à frente da AMM, promovendo capacitações que fazem diferença na gestão municipal”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro, durante o primeiro dia do projeto Governança 4.0 – Imersão com Prefeitos Eleitos, no Hotel Green Hill, em Juiz de Fora. A terceira turma do evento realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) reuniu cerca de 70 prefeitos da macrorregião da Zona da Mata e de outras localidades de Minas Gerais.
Um destaque na programação foi a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, com a palestra magna “Liderança na Trajetória Política”. Durante sua exposição, ele também ressaltou que a liderança vai além da execução de tarefas e envolve compreender as necessidades e angústias da população.
O presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius, destacou a importância da qualificação e do associativismo aos gestores presentes e ressaltou o diferencial nesta edição da imersão, que ocorre após os primeiros 20 dias de gestão dos novos prefeitos. “Desta vez, temos experiências iniciais que permitem discussões mais direcionadas e aplicadas. Nosso foco é capacitar e descentralizar o conhecimento, aproximando a AMM dos prefeitos do interior”, afirmou o presidente da AMM.
Dr. Marcos também reforçou a relevância de adotar a governança como uma ferramenta estratégica no dia a dia das prefeituras, um tema central abordado nas e anteriores e nesta temática promovida pela AMM. “Estamos trabalhando para que os gestores compreendam a importância de implementar sistemas de governança, transformando as prefeituras em instituições mais eficientes e preparadas para atender às demandas da população”.
Parcerias
A abertura do evento contou com a presença de importantes lideranças e representantes de entidades parceiras. Entre os destaques, estiveram o gerente regional do SEBRAE Minas, João Roberto Lobo; Adrien Machado Batista, gerente de Concessões e Monetização de Ativos da CODEMGE; Rodrigo Carrijo, vice-presidente do CEBRAM; o prefeito de Simão Pereira e presidente do CIMPAR, David Carvalho (Chiclete); e o prefeito de Leopoldina e presidente do CISDESTE SAMU, Pedro Augusto Junqueira.
Adrien Machado Batista, da CODEMGE, ressaltou a importância de iniciativas conjuntas para apoiar os municípios. “Apoiar os municípios é fundamental para alcançar a excelência na gestão e na execução de projetos”, destacou.
O prefeito de Diamantina também destacou a importância do evento e da troca de experiências proporcionada pela imersão. “Participar deste encontro é essencial para que possamos aprender com as boas práticas e aplicá-las em nossos municípios. Essa é uma oportunidade única de estreitar laços, compartilhar desafios e encontrar soluções conjuntas que realmente impactem positivamente a vida das pessoas,” afirmou o prefeito.
Destacaram-se também as apresentações de cases de sucesso e palestras que abordaram soluções práticas para desafios enfrentados nos municípios. Entre os temas abordados, José Márcio, secretário de Governança de Gestão e Transparência de Coronel Fabriciano, falou sobre “Governança pública como instrumento para a gestão municipal de qualidade”. Por fim, Daniela Brito, especialista em políticas sociais e cidades inteligentes, ministrou a palestra “Articulação e influência: construindo o futuro do município”.
Governança 4.0
Os ciclos de capacitação do Governança 4.0 continuarão ao longo de 2025, abrangendo outras regiões do estado. Além de prefeitos eleitos, o programa também abre espaço para gestores reeleitos que buscam atualização e novas perspectivas para suas gestões. Com essa iniciativa, a AMM reafirma seu compromisso em apoiar os prefeitos mineiros, fortalecendo a governança pública e promovendo o desenvolvimento dos municípios de Minas Gerais.