Mais de 100 municípios participam do 10º Fórum Mineiro de Educação da AMM

Mais de 200 secretários municipais e agentes públicos que atuam em 101 municípios de Minas Gerais participam da 10ª edição do Fórum Mineiro de Educação, que teve início na manhã desta terça (12/09), no auditório do Crea-MG, em Belo Horizonte. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o tradicional evento traz, durante os dois dias, uma programação intensa, com especialistas abordando diversos pontos que impactam o setor.

Na abertura do evento, houve uma fala técnico-institucional da AMM, com a assessora do departamento de Educação, Alessandra Marx; o coordenador das Áreas Técnicas, Guilherme Levy e o coordenador de Gestão e Estratégia, Vladimir Azevedo. Eles destacaram a relevância da pasta na administração pública e apresentaram os diversos serviços oferecidos pela AMM para otimizar a gestão pública.

“Que sejam dois dias de muito proveito, de muito aprendizado, muita integração entre os municípios, porque como diz o nosso lema: “Somos 853 municípios, mas juntos somos mais fortes”. A AMM trabalha diariamente na busca de melhores soluções de parcerias para amenizar os impactos de vocês lá na ponta. A gente sabe que não é de não é fácil o dia a dia. Estou à frente do departamento de Educação e coloco o departamento à extrema disposição”, disse a assessora Alessandra Marx, organizadora do evento.

O coordenador de Gestão e Estratégia, Vladimir Azevedo destacou que a Educação é o ponto mais importante do governo em todos os sentidos, é o que prepara a cidade pra ser a cidade do amanhã. “O cidadão do futuro está nas nossas escolas, da educação infantil, no ensino fundamental, além de ser a maior fatia orçamentária e financeira do município. E quem vai preparar o cidadão do futuro das nossas cidades tem que se preparar. Os desafios são cada vez maiores, mas o tripé da AMM hoje é governança, inovação e sustentabilidade, e estamos juntos dos gestores nesse avanço”, disse.

Os departamentos técnicos e as ferramentas de gestão oferecidas pela entidade foram destacadas pelo coordenador das áreas técnicas, Guilherme Levy. “A nova lei de licitações vai se tornar cem por cento vigente a partir do dia 1º de janeiro. E as nossas ferramentas possibilitam vocês fazerem compras mais ágeis. Vocês podem visualizar que a AMM está aqui para poder criar solução em todas as áreas da gestão pública, por isso nos acionem, procurem a gente, procurem os nossos departamentos técnicos, temos uma equipe técnica bem capacitada, bem consistente”, destacou

Na parte da manhã, os temas das palestras foram “Utilização da Quota-Parte Estadual do Salário Educação”, com representante do TCE-MG; e “A Escola em Tempo Integral como Agente Transformador”, com as professoras Sueli Maria Baliza Dias e Dagmá Brandão Silva.

Programação técnica

Palestrantes renomados, debatendo temas relevantes à gestão pública, deram o tom às apresentações técnicas do primeiro dia do Fórum de Educação da AMM. Na primeira palestra da tarde, a Chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Isabel Cristina Silva Chagas, falou sobre as “Relações Federativas no Financiamento da Educação Básica”.

Na sequência, o projeto “Na Ponta do Lápis e suas novidades” foi apresentado pela diretora da Escola de Contas do TCEMG, Naila Garcia Mourthé.

O “Plano de Ações Articuladas (PAR)” foi o tema da palestra de Patrícia Costa Dias, coordenadora geral de programas do FNDE.

Para finalizar o primeiro dia de evento, o tema “AMM & JA Minas Gerais – qualificação jovem” ficou sob a responsabilidade de Jonatan Mendes, diretor executivo da JA Minas Gerais.

O Fórum Mineiro de Educação da AMM continua nesta quarta-feira, 13 de setembro, das 9h às 17h, no auditório do Crea-MG (avenida Álvares Cabral, 1.600), em Belo Horizonte.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR