Começou nesta terça-feira (9) o 11º Fórum Mineiro de Educação, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, que segue até amanhã (10), é o maior do setor realizado em Minas Gerais e reúne centenas de prefeitos, secretários municipais, gestores, professores e especialistas de renome nacional, além de representantes das principais entidades ligadas à educação.
Durante dois dias de programação intensa, os participantes discutem os principais desafios que afetam a educação pública, além de caminhos inovadores para qualificar as políticas educacionais nos municípios mineiros.
Abertura
Em momento solene que iniciou o Fórum, a diretora do Movimento Mulheres Municipalistas de Minas Gerais e prefeita de Serrania, Xanda Maria, representou o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão. Ela destacou a dimensão e a relevância do encontro:
“Estamos hoje aqui com os maiores especialistas e lideranças da educação para discutir soluções concretas, práticas e inovadoras para as escolas de Minas. É um momento de capacitação e de reafirmação do compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade para todos.”
A técnica do departamento de Educação da AMM, Ednamar Assunção, ressaltou o impacto do fórum para a gestão municipal:
“A educação é uma das áreas mais desafiadoras da administração pública. Reunir gestores, professores e especialistas em um espaço de troca de experiências fortalece o trabalho dos municípios e contribui para que as políticas locais sejam mais eficazes.”
Já o coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy, destacou a importância estratégica de encontros como esse:
“Esses fóruns são fundamentais para atualizar gestores e apresentar boas práticas que podem ser replicadas em todo o estado. A AMM continuará promovendo congressos técnicos em diversas áreas da gestão pública, sempre com o objetivo de apoiar os municípios e oferecer ferramentas de inovação.”
Programação
A programação desta terça conta com painéis e palestras sobre planos decenais de educação, financiamento da educação básica pública, transformação digital nas escolas e qualidade na educação infantil, além de uma palestra motivacional de Léo Chaves, cantor e palestrante do Instituto Hortência. Também foram realizadas atividades na Sala de Formação, com debates sobre inclusão, equidade e educação antirracista.
O fórum segue nesta quarta-feira (10), com novas palestras, mesas redondas e a participação de especialistas que trarão análises e experiências voltadas ao fortalecimento da educação municipal.